Doença de Bowen: o que é, sintomas e tratamento

0
116


A doença de Bowen, também conhecido como carcinoma espinocelular in situ, é um tipo de tumor presente na pele caracterizado caracterizado pelo aparecimento de placas ou manchas vermelhas ou marrons na pele e que normalmente apresentam-se com crostas e grande quantidade de queratina, podendo ser ou não descamativa. Essa doença é mais comum em mulheres, apesar de também poder acontecer em homens, e normalmente é identificada entre os 60 e 70 anos de idade, já que tem relação com a exposição prolongada ao sol.

A doença de Bowen pode ser facilmente tratada por meio de terapia fotodinâmica, excisão ou crioterapia, no entanto caso não seja tratada corretamente pode haver progressão para carcinomas mais invasivos, o que pode resultar em consequências para a pessoa.

Sintomas da doença de Bowen

As manchas indicativas da doença de Bowen podem ser únicas ou múltiplas e podem aparecer em qualquer parte do corpo que esteja exposta ao sol, sendo mais frequentes na perna, cabeça e pescoço. No entanto, também pode ser identificadas na palma das mãoes, virilha ou região genital, principalmente nas mulheres quando se tem o vírus HPV e, no caso dos homens, no pênis. Os principais sinais e sintomas da doença de Bowen são:

  • Aparecimento de manchas vermelhas ou marrons na pele que crescem ao longo do tempo;
  • Coceira no local das lesões;
  • Pode haver ou não descamação;
  • As manchas podem ser em alto relevo;
  • As lesões podem possuir crostas ou serem planas.

O diagnóstico da doença de Bowen é normalmente feito pelo dermatologista ou pelo clínico geral a partir da observação das manchas através da dermatoscopia, que é um método diagnóstico não invasivo em que são avaliadas as lesões presentes na pele. A partir da dermatoscopia, o médico pode indicar a necessidade de realização da biópsia para verificar se as células da lesão possuem características benignas ou malignas e, a partir do resultado, pode-se indicar o tratamento mais adequado.

Anúncio

Através da dermatoscopia e da biópsia é também possível diferenciar a doença de Bowen de outras doenças dermatológicas, como psoríase, eczema, carcinoma basocelular, queratose actínica ou infecção por fungos, que é conhecida por dermatofitose. Entenda como é feita a dermatoscopia.

Principais causas

A ocorrência da doença de Bowen está associada frequentemente à exposição prolongada à luz ultravioleta do sol, não necessariamente ao fato da pessoa passar horas exposta ao sol, mas sim à exposição diária de forma voluntária ou involuntária.

No entanto, essa doença também pode ser favorecida pela exposição a substâncias carcinogênicas, como consequência de infecções virais, principalmente HIV, devido à diminuição da atividade do sistema imunológico devido à realização de quimio ou radioterapia, transplante, doenças auto-imunes ou crônicas, por exemplo, ou ser resultado de fatores genéticos.

Como é feito o tratamento

O tratamento da doença de Bowen é determinado pelo médico de acordo com as características das lesões, como localização, tamanho e quantidade. Além disso, é verificado risco de evolução da doença para carcinomas mais invasivos.

Assim, o tratamento pode ser feito através da crioterapia, excisão, radioterapia, terapia fotodinâmica, laserterapia ou curetagem. Na maioria das vezes, a fototerapia é utilizada no caso de lesões múltiplas e extensas, enquanto que a cirurgia pode ser recomendada no caso de lesões pequenas e únicas, em que toda a lesão é removida.

Além disso, no caso da doença de Bowen acontecer como consequência da infecção pelo HPV, por exemplo, o médico deve indicar o tratamento para a infecção, que normalmente é feito com o uso de antivirais. É recomendado também evitar a exposição prolongada ao sol para evitar a progressão da doença e o surgimento de complicações.

Veja como é feito o tratamento para o carcinoma da pele.





Fonte do Artigo
Tag:
#emagrecimento #dieta #emagrecer #fitness #saude #vidasaudavel #reeduca #nutricao #fit #foco #alimentacaosaudavel #lowcarb #treino #oalimentar #gym #academia #emagrecercomsaude #nutricao #dietasemsofrer #comidadeverdade #foconadieta #alimenta #perderpeso #qualidadedevida #hipertrofia

Anúncio

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here