Hipérico Emagrece? Para Que Serve e Efeitos Colaterais

0
26


Hypericum perforatum ou hipérico é uma planta que pode ser encontrada em formas farmacêuticas como gotas, glóbulos, tabletes, comprimidos, entre outras. Confira se hipérico emagrece, para que serve e quais são os possíveis efeitos colaterais.

Mas vem cá, você já ouviu falar que ela pode provocar a diminuição do peso? Será que isso é realmente possível ou não passa de conversa fiada?

Aproveite e confira alguns remédios naturais para dor que você tem em sua cozinha e opções de antidepressivos naturais mais usados, ambas propriedades que o hipérico teoricamente nos oferece, também chamado de erva-de-são-joão.

O hipérico emagrece?

As evidências a respeito do uso do hipérico para a perda de peso são consideradas insuficientes. Em outras palavras, são necessárias mais evidências para determinar se o hipérico emagrece ou não.

Portanto, para quem deseja e/ou precisa emagrecer, o melhor mesmo é procurar melhorar a alimentação, passando a seguir uma dieta controlada, saudável, equilibrada e nutritiva, preferencialmente com o auxílio de um nutricionista.

Anúncio
Liberdade Financeira de Verdade!

O profissional é o mais indicado para prescrever um programa alimentar que, além de auxiliar a atingir os objetivos, forneça todos os nutrientes e a energia que o organismo exige para funcionar apropriadamente.

Praticar exercícios físicos também pode contribuir neste sentido, já que eles intensificam a queima de calorias por parte do corpo. Porém, o ideal é contar com o acompanhamento de um educador físico durante os treinamentos para assegurar que eles sejam eficientes e seguros.

Se você achar que apenas a combinação dieta + atividade física é pouco para você e que um remédio seria útil para estimular os resultados que deseja, pense no bem da sua saúde e consulte um médico para saber qual medicamento pode ser útil e seguro ao para o seu caso.

Automedicar-se com o intuito de perder peso pode ser bastante perigoso, especialmente quando pensamos que ao fazer isso uma pessoa pode tomar um remédio contraindicado para ela sem nem ao menos saber ou ingerir doses elevadas demais que gerem reações graves ao organismo.

Para que serve – Benefícios associados ao hipérico

Agora que já vimos se o hipérico emagrece ou não, que tal conhecermos algumas utilidades que já foram atribuídas a essa planta? Confira na lista a seguir:

1. Dor

O Formulário Homeopático da Farmacopeia Brasileira (1ª edição, 2017) da Anvisa informa que o hipérico pode ser indicado para casos de dores intensas das terminações nervosas ou ao longo do trajeto do nervo ocasionadas por fratura, traumatismo e/ou feridas por objetos pontiagudos e cortantes.

Por outro lado, alguns especialistas afirmam que a ingestão oral da planta é considerada possivelmente ineficaz para lidar com a dor nos nervos, já que não aparenta aliviar esse tipo de dor em pessoas com ou sem diabetes.

Com isso, antes de usar a planta neste sentido é necessário que você consulte o médico para saber se o hipérico pode auxiliar o seu caso, em particular, e aprender como utilizá-lo com segurança para esta finalidade, sem se esquecer de obedecer a todas as outras instruções que o profissional passar para o restante do tratamento.

2. Fadiga mental

A tintura de hipérico pode ser usada como auxiliar no tratamento dos sintomas da fadiga mental temporária.

Porém, é preciso procurar o auxílio do médico para saber se deve usar a planta neste sentido, aprender como esse uso deve ocorrer e descobrir quais outros cuidados deve seguir para lidar com a fadiga mental temporária.

3. Episódios e sintomas depressivos leves a moderados

Existem versões do hipérico em cápsulas que podem ser empregadas como auxiliar no tratamento de episódios depressivos leves a moderados ou ajudar o tratamento de sintomas de episódios depressivos leves em curto prazo.

Mas atenção, você só deve usar uma cápsula de hipérico para lidar com essas condições quando houver a autorização e a orientação do médico e não pode deixar de seguir todo o tratamento que for indicado pelo profissional.

Efeitos colaterais do hipérico

Pessoas sensíveis podem apresentar irritação gastrointestinal, fadiga, agitação e reações alérgicas desencadeadas pelo aumento da sensibilidade da pele à luz solar ou aos raios ultravioletas ao usar uma tintura ou cápsula à base da planta. Também é possível que haja queimaduras intensificadas pela exposição a em pessoas com pele clara.

Outras reações como problemas para dormir, sonhos vívidos, dificuldade para se manter sentado, irritabilidade, perturbação no estômago, boca seca, tontura, dor de cabeça, diarreia e formigamento na pele já foram associadas ao hipérico.

Caso perceba qualquer um dos sintomas descritos acima ou qualquer outro tipo de reação, busque rapidamente o auxílio médico, ainda que o problema em questão não aparente ser muito sério.

Isso é necessário para verificar a real gravidade do efeito colateral apresentado, receber o tratamento apropriado e saber como deve proceder em relação ao uso do hipérico.

Contraindicações e cuidados com o hipérico

A tintura à base da planta não pode ser utilizada por pessoas alérgicas a ela, mulheres grávidas ou que amamentam, diabéticos, alcoólatras e em episódios de depressão grave.

A cápsula com hipérico também não pode ser ingerida por pessoas com alergia à sua formulação, gestantes, mulheres que se encontram no período do aleitamento e por quem passa por episódios de depressão grave.

Existe a preocupação de que o hipérico possa contribuir com a demência em pessoas com Alzheimer e piorar os sintomas do transtorno de déficit de atenção com hiperatividade.

Acredita-se ainda que o hipérico possa gerar a mania e acelerar o ciclo entre depressão e mania nas pessoas com transtorno bipolar, produzir a psicose em quem tem esquizofrenia e interferir com a concepção de um bebê.

Tanto que recomenda-se que as pessoas que estejam tentando ter um filho não usem o hipérico, especialmente se tiverem problemas de fertilidade.

Além disso, o uso do hipérico deve ser interrompido duas semanas antes da data marcada para a realização de uma cirurgia.

Mesmo para quem não faz parte desses grupos, é importante consultar o médico antes de começar a usar a planta para qualquer finalidade, como forma de se certificar de que ela não pode fazer mal e saber em que dosagem e frequência e por quanto tempo ela pode ser utilizada.

Isso é especialmente importante para crianças, adolescentes, idosos e indivíduos que sofrem com doenças ou condições específicas de saúde, grupos que podem ter uma saúde mais fragilizada ou vulnerável.

Antes de começar a usar o hipérico, também é fundamental informar o médico sobre qualquer medicamento, suplemento ou planta que utilize para checar se não pode ser perigoso utilizar o hipérico ao mesmo tempo em que a substância em questão.

Por exemplo, pacientes que usam remédios quimioterápicos, anticonvulsivantes, anticoagulantes e imunossupressores não podem utilizar um medicamento antidepressivo que tem o Hypericum perforatum como substância ativa.

Não custa nada lembrar que mesmo os produtos naturais como as plantas podem fazer mal à saúde, principalmente quando ingeridos de maneira inadequada e excessiva.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já ouviu falar que hipérico emagrece? Conhece alguém que possa confirmar? Comente abaixo!

rating_on Hipérico Emagrece? Para Que Serve e Efeitos Colateraisrating_on Hipérico Emagrece? Para Que Serve e Efeitos Colateraisrating_on Hipérico Emagrece? Para Que Serve e Efeitos Colateraisrating_on Hipérico Emagrece? Para Que Serve e Efeitos Colateraisrating_on Hipérico Emagrece? Para Que Serve e Efeitos Colaterais (1 votos, média: 5,00 de 5)
rating_on Hipérico Emagrece? Para Que Serve e Efeitos ColateraisLoading…



Fonte do Artigo
Tag:
#emagrecimento #dieta #emagrecer #fitness #saude #vidasaudavel #reeduca #nutricao #fit #foco #alimentacaosaudavel #lowcarb #treino #oalimentar #gym #academia #emagrecercomsaude #nutricao #dietasemsofrer #comidadeverdade #foconadieta #alimenta #perderpeso #qualidadedevida #hipertrofia

Anúncio

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here