Confira se é verdade que o Mirtax engorda, se ele dá sono, veja para que serve esse medicamento e uma lista de possíveis efeitos colaterais de seu consumo.
Para quem se preocupa com o peso corporal, seja por questões de estética, seja por conta da saúde, seja pelos dois motivos, vale a pena saber se um medicamento engorda ou não.
E isso não significa que a pessoa vai deixar de usar um remédio que foi prescrito pelo médico somente porque ele pode estimular o aumento de peso. Porém, ter essa informação permite que ela tome um maior cuidado com a alimentação para evitar que a reação seja muito intensa, caso ela realmente venha a ocorrer.
Pensando nisso, veja se é verdade que o remédio Mirtax engorda e mais efeitos colaterais relacionados a seu uso. Confira também uma lista de outros remédios para dores musculares e os remédios para dor na coluna mais usados, se um desses forem seu caso.
Para que serve Mirtax?
Entretanto, antes de chegarmos à parte em que discutiremos se Mirtax engorda ou não, precisamos conhecer o que é e qual é a indicação desse remédio, não é mesmo?
Bem, o que temos aqui é um medicamento que precisa da apresentação da prescrição médica branca comum para ser comercializado e que pode ser encontrado em embalagens contendo quatro, 15 ou 30 comprimidos revestidos de 5 mg e 10 mg.
Ele pode ser recomendado pelo médico para o tratamento de espasmos musculares, associados a condições musculoesqueléticas dolorosas como dores lombares, torcicolos, periartrite escapuloumeral (acomete o ombro) e cervicobraquialgias (dores na região do pescoço que irradiam para os braços), e para o tratamento da fibromialgia.
Mirtax (Cloridrato de Ciclobenzaprina) pode ser empregado ainda como coadjuvante de outras estratégias para o alívio de sintomas como a fisioterapia e o repouso.
E então, será que Mirtax engorda?
Para sabermos se Mirtax engorda, resolvemos checar o que a bula do medicamento nos conta a respeito disso.
Pois bem, enquanto o documento não cita nenhum possível efeito colateral associado ao aumento de peso, ele informa que uma das possíveis reações adversas do remédio é a perda do apetite. Este efeito é classificado como incomum, ou seja, que ocorre apenas entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam Mirtax.
De qualquer forma, se você perceber que engordou ou emagreceu durante o seu tratamento com o medicamento, informe o seu médico, principalmente se isso acontecer de maneira expressiva, para saber o que realmente pode ter causado o problema e saber como revertê-lo.
Não custa nada lembrar que, assim como o aumento, a diminuição significativa de peso também pode ser prejudicial para a saúde.
E nada de usar Mirtax sem precisar apenas com o intuito de emagrecer, ok? Além da frequência da perda de apetite causada pelo remédio não ser tão alta, automedicar-se é uma atitude bastante perigosa.
Mirtax dá sono?
Agora que já vimos que não é verdade que o Mirtax engorda, podemos analisar se o remédio dá sono.
É possível sim ter sono depois de tomar o medicamento. Isso porque, a bula de Mirtax, informa que a sonolência é uma das reações adversas muito comuns do remédio, ou seja, ocorrem em mais de 10% dos pacientes que o utilizam.
Por outro lado, quem usa Mirtax também pode experimentar a insônia, ainda que a frequência não seja tão comum assim: ela também aparece na lista de efeitos colaterais do medicamento, porém é classificada como uma reação incomum, ou seja, ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes.
Efeitos colaterais de Mirtax
De acordo com informações da bula do medicamento, disponibilizada pela Anvisa, ele pode provocar os seguintes efeitos colaterais:
Reações muito comuns – ocorrem em mais de 10% dos pacientes
Reações comuns – ocorrem entre 1% e 10% dos pacientes
- Fadiga;
- Dor de cabeça;
- Confusão;
- Diminuição da acuidade (capacidade) mental;
- Irritabilidade;
- Nervosismo;
- Desconforto abdominal;
- Dor abdominal;
- Refluxo;
- Constipação (prisão de ventre);
- Diarreia;
- Náuseas;
- Sabor desagradável na boca;
- Astenia (perda ou diminuição da força física);
- Visão embaçada;
- Faringite e infecções das vias aéreas superiores.
Reações incomuns – faringite e infecções das vias aéreas superiores
- Mal-estar;
- Vômitos;
- Reação alérgica grave;
- Inchaço nos lábios;
- Inchaço de língua;
- Vasodilatação;
- Arritmias cardíacas;
- Alterações das funções hepáticas;
- Hepatite;
- Icterícia;
- Aumento do tônus muscular;
- Pressão baixa;
- Formigamentos;
- Psicose;
- Epilepsia;
- Síndrome serotoninérgica;
- Manchas na pele;
- Urticária;
- Prurido (coceira);
- Inchaço facial;
- Rash (erupção cutânea);
- Aumento da frequência cardíaca;
- Desmaio;
- Gastrite;
- Flatulência;
- Rigidez muscular;
- Alterações na marcha;
- Disartria (dificuldade da fala);
- Tremores;
- Alucinações;
- Agitação;
- Ansiedade;
- Sudorese;
- Depressão;
- Visão dupla;
- Ageusia (perda do sentido do paladar);
- Tinitus (zumbido no ouvido);
- Frequência urinária aumentada;
- Retenção urinária.
Caso experimente algum dos sintomas mencionados acima ou ainda qualquer outro tipo de efeito colateral, procure rapidamente o auxílio médico, mesmo que não ache que a reação em questão é tão grave assim.
Isso é fundamental para verificar a real seriedade do problema, receber o tratamento necessário e saber como deve proceder em relação à continuidade do tratamento com Mirtax.
Contraindicações e cuidados com Mirtax
O medicamento não pode ser utilizado por quem:
- Tem alergia à ciclobenzaprina ou a qualquer outro componente da fórmula do remédio;
- Tem glaucoma;
- Tem retenção urinária;
- Está no período pós-infarto do miocárdio;
- Está utilizando medicamentos inibidores da monoaminoxidase ou tiver interrompido o uso desses medicamentos há menos de 14 dias;
- Tem arritmias cardíacas;
- Tem bloqueio ou distúrbios de condução cardíaca;
- Tem insuficiência cardíaca congestiva;
- Tem hipertireoidismo;
- Tem insuficiência hepática de grau moderada ao grave;
- Está grávida.
O tratamento com Mirtax exige cautela nos pacientes:
- Com história de retenção urinária, glaucoma de ângulo fechado, pressão intraocular elevada, aumento da frequência cardíaca e hipertrofia prostática benigna (aumento da próstata comum em homens idosos);
- Que seguem tratamento com medicamentos anticolinérgicos;
- Que têm insuficiência hepática de grau leve;
- Que amamentam;
- Idosos.
O medicamento pode aumentar os efeitos do álcool e a sua utilização durante períodos superiores a duas ou três semanas exige um acompanhamento médico adequado. É necessário evitar executar tarefas que exijam atenção como dirigir veículos ou operar máquinas enquanto estiver tomando o remédio.
Mirtax pode inibir o fluxo salivar e, consequentemente, contribuir com o desenvolvimento de cáries, doenças periodontais e candidíase oral.
Antes de iniciar o tratamento com o remédio, o paciente precisa informar ao médico sobre qualquer outro medicamento, suplemento ou planta que já use para que o profissional verifique se não pode fazer mal usar as duas substâncias ao mesmo tempo.
Posologia de Mirtax
Antes de tudo, é fundamental lembrar que você deve sempre seguir as orientações do médico em relação ao uso do remédio, o que inclui a dosagem diária, a frequência de utilização do medicamento e a duração do tratamento.
Dito isso, podemos registrar que a bula de Mirtrax informa que a dose usual para os adultos é de 20 a 40 mg de Cloridrato de Ciclobenzaprina (o princípio ativo do remédio), em duas a quatro administrações ao dia (a cada 12 horas ou a cada seis horas), por via oral. Sempre conforme as orientações do médico, não custa repetir.
O documento também alerta que a dosagem diária máxima do medicamento é de 60 mg por dia.
Atenção: este artigo serve unicamente para informar e jamais pode substituir a consulta ao médico e a leitura da bula que precisam ocorrer antes do início do uso de um medicamento – o que inclui Mirtax.
Referências Adicionais:
Você já ouviu falar que o Mirtax engorda? Tem receio de tomar esse medicamento por isso? Comente abaixo!
Fonte do Artigo
Tag:
#emagrecimento #dieta #emagrecer #fitness #saude #vidasaudavel #reeduca #nutricao #fit #foco #alimentacaosaudavel #lowcarb #treino #oalimentar #gym #academia #emagrecercomsaude #nutricao #dietasemsofrer #comidadeverdade #foconadieta #alimenta #perderpeso #qualidadedevida #hipertrofia