O que é a Apiterapia e quais os benefícios para a saúde

0
46


A apiterapia é uma terapia alternativa que consiste na utilização de produtos derivados das abelhas, como mel, própolis, pólen, geleia real, cera ou veneno de abelha, para fins terapêuticos.

Vários estudos comprovam que a apiterapia é eficaz no tratamento de doenças de pele, das articulações, gripes e resfriados, do sistema imunológico, entre outros, porém, assim como outras terapias alternativas, não tem o seu uso reconhecido pelos Concelhos Regionais e Federal de Medicina.

Quais os benefícios

A apiterapia consiste na utilização de produtos derivados das abelhas, com propriedades cientificamente comprovadas, como:

1. Mel

O uso do mel como curativo mostrou-se eficaz na cicatrização de feridas, com mais rapidez, mais eficácia na resolução de infecções e menos dor, comparativamente à utilização de outros curativos. Além disso, também se revelou eficaz no tratamento da tosse, comparativamente à utilização de outros antitússicos.  

Conheça outros benefícios do mel.

Anúncio
Liberdade Financeira de Verdade!

2. Cera

A cera de abelha é atualmente muito utilizada na indústria cosmética e farmacêutica, em pomadas cremes e comprimidos. No campo da medicina alternativa, a cera de abelha é usada devido às sua propriedades antibióticas, e também no tratamento da artrite e da inflamação nasal.

3. Pólen

O pólen produzido pelas abelhas, tem demostrado em vários estudos propriedades energéticas no combate ao cansaço e depressão e aumento da resistência à gripe e resfriado. Além disso, também provou apresentar benefícios para o tratamento da hiperplasia benigna da próstata.

4. Própolis

O Própolis apresenta propriedades antifúngicas, anti-inflamatórias, antibacterianas, cicatrizantes, e mostrou também eficácia no alívio da dor de dente e na prevenção da gripe e resfriado e de otites.

Também demonstrou ser seguro e eficaz, em conjunto com o veneno de abelha, no tratamento da psoríase. Saiba mais sobre os benefícios do própolis.

5. Geleia real

A geleia real, além de ser uma fonte concentrada de nutrientes, vitaminas e ácidos gordos essenciais, apresenta também outros benefícios, como a redução do colesterol, fortalecimento do sistema imunológico, assim como propriedades estimulantes e fortificantes.

6. Veneno de abelha

O tratamento de apiterapia com veneno de abelha, também conhecido por apitoxina, é realizado por um apiterapeuta, com abelhas vivas, que picam propositadamente a pessoa, de forma controlada, liberando o veneno de forma a obter efeitos analgésicos, anti-inflamatórios, estimulantes do sistema imunológico, entre outros.

Vários estudos comprovam ainda a eficácia do veneno de abelha no tratamento da artrite reumatoide, no entanto, não é possível garantir a segurança deste procedimento.





Fonte do Artigo
Tag:
#emagrecimento #dieta #emagrecer #fitness #saude #vidasaudavel #reeduca #nutricao #fit #foco #alimentacaosaudavel #lowcarb #treino #oalimentar #gym #academia #emagrecercomsaude #nutricao #dietasemsofrer #comidadeverdade #foconadieta #alimenta #perderpeso #qualidadedevida #hipertrofia

Anúncio

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here