O que é Climatério, sintomas e como tratar

0


Anúncio

O climatério é o período de transição em que a mulher passa da fase reprodutiva para a fase não-reprodutiva, sendo marcada por diminuição progressiva da quantidade de hormônios produzidos, o que leva ao aparecimento de alguns sintomas como ondas de calor, alteração do desejo sexual, cansaço e alteração do ciclo menstrual.

O climatério normalmente tem início entre os 40 e 45 anos e dura até a última menstruação, que corresponde ao início da menopausa, em que a mulher atinge a fase não-reprodutiva.

loading-dots-article O que é Climatério, sintomas e como tratar

Sintomas do climatério

Os sinais e sintomas do climatério normalmente surgem entre os 40 e 45 anos, sendo os principais:

  • Ondas de calor repentinas;
  • Diminuição da libido e dor nas relações sexuais;
  • Menstruação irregular;
  • Alterações frequentes de humor;
  • Insônia;
  • Sudorese;
  • Irritabilidade;
  • Cansaço;
  • Ansiedade;
  • Dor muscular e nas articulações.

Esses sintomas costumam aparecer até 3 anos antes da última menstruação, podendo ser interpretado como sendo um sinal do organismo de que a menopausa está próxima. Conheça outros sintomas indicativos do climatério.

Para confirmar que a mulher encontra-se no climatério, o ginecologista indica a realização da dosagem dos hormônios de forma periódica para que seja observada a taxa de produção desses hormônios, além de avaliar a regularidade do fluxo mesntrual, sendo possível dessa forma determinar o melhor tratamento.

Qual a diferença entre Climatério e Menopausa?

Apesar de muitas vezes serem usados como sinônimos, climatério e menopausa são situações diferentes. O climatério corresponde ao período de transição entre a fase reprodutiva e não reprodutiva da mulher, enquanto que a menopausa é caracterizada pela ocorrência da última menstruação, indicando que a produção hormonal da mulher é insuficiente para manter a função reprodutiva.

Como no período final do climatério é normal que a mulher permaneça um período sem menstruar e, por isso, a menopausa só é considerada quando a mulher fica pelo menos 12 meses sem menstruar. Saiba tudo sobre a menopausa.

Tratamento para climatério

Os sintomas do climatério podem ser bastante desconfortáveis e interferir diretamente na qualidade de vida da mulher. Por isso, os ginecologistas podem recomendar a terapia de reposição hormonal, com o objetivo de regular os níveis de hormônios e, assim, aliviar os sintomas do climatério.

Além disso, é importante que a mulher adote bons hábitos, como por exemplo a adoção de uma alimentação saudável e equilibrada, pobre em doces e gorduras, e a prática de atividades físicas, pois além de aliviar os sintomas desse período, promovem o bem-estar e diminuem o risco da ocorrência de algumas doenças, principalmente câncer de mama, doenças cardíacas e ósseas, que são mais comuns nas mulheres pós-menopausa.





Fonte do Artigo
Tag:
#emagrecimento #dieta #emagrecer #fitness #saude #vidasaudavel #reeduca #nutricao #fit #foco #alimentacaosaudavel #lowcarb #treino #oalimentar #gym #academia #emagrecercomsaude #nutricao #dietasemsofrer #comidadeverdade #foconadieta #alimenta #perderpeso #qualidadedevida #hipertrofia

Anúncio

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here