Ômega 3, 6 e 9: para que serve e benefícios

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Os ômega 3 e 6 são tipos de gorduras boas, presentes em peixes como salmão, sardinha ou atum e frutos secos como nozes, amêndoas ou castanha de caju, por exemplo. São muito importantes para melhorar o sistema imune, diminuir o colesterol e triglicerídeos e aumentar a capacidade de aprendizagem e memória.

Já os ômega 9, não são essenciais porque são produzidos pelo corpo, mas é a boa relação entre esse três tipos de gordura garante que o organismo se mantenha saudável, prevenindo doenças como câncer, Alzheimer ou depressão, por exemplo.

Assim, para manter níveis adequados de ômegas 3, 6 e 9 e os seus benefícios para a saúde, a suplementação pode ser uma boa opção, especialmente para quem não come peixe pelo menos duas vezes por semana ou no caso de vegetarianos.

Assista o vídeo seguinte e conheça os peixes mais ricos em ômega 3:

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BENEFÍCIOS DO ÔMEGA 3 – Fontes naturais e melhores suplementos

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Benefícios dos ômegas

Fazer uma alimentação rica em ômegas 3,6 e 9 garante um bom desenvolvimento do cérebro, do sistema nervoso central e até a manutenção da saúde dos olhos, além de melhorar a flexibilidade dos vasos, prevenindo AVC’s. Especificamente, cada tipo de ômega tem os seguintes benefícios:

  • Ômegas 3: encontrados especialmente nos peixes de águas frias como o salmão, identificada como ácidos graxos EPA, ALA e DHA, tem principalmente função anti-inflamatória e por isso ajudam a aliviar a dores articulares, além disso impedem a gordura presente no sangue de endurecer e causar um infarto ou AVC.  Uma alimentação rica em ômega 3 também pode tratar e até prevenir a depressão. 
  • Ômegas 6 : identificados com as siglas AL e AA, estão presente nas gorduras vegetais como nozes ou amendoim. São muito importantes na diminuição da pressão arterial e do colesterol, contribuindo para aumentar o colesterol bom, que é o HDL. Além de tudo isso, melhora também a imunidade.
  • Ômega 9 – presente em alimentos como azeite ou amêndoa, esta gordura é importante para a regulação da temperatura do corpo, produção de hormônios sexuais como o estrogênio e a progesterona, e contribuir para o aumento da absorção de vitaminas A, D, E e K no corpo. É um tipo de gordura produzida no organismo a partir da ingestão do ômega 3 e ômega 6.

Apesar de se tratarem de gorduras de fontes diferentes, e com funções específicas, é a boa relação entre elas que garante o seu papel de melhorar a saúde.

Alimentos ricos em ômega 3, 6 e 9

Para aumentar a quantidade desses nutrientes no organismos, além da suplementação, ingerir mais alimentos fonte de ômega 3, 6 e 9, é fundamental. Saiba quais são os alimentos ricos em cada tipo de ômegas na tabela abaixo:

Ômega 3 Ômega 6 Ômega 9
Truta Castanha de caju Sementes de girassol
Mexilhões Semente de uva Avelã
Sardinha Amendoim Macadâmia
Sementes de linhaça Óleo de papoila Óleo de soja
Óleo de fígado de bacalhau Óleo de milho Azeite
Nozes Nozes Óleo de abacate
Sementes de chia Óleo de algodão Amêndoa
Óleo de salmão Óleo de soja Nozes
Arenque Óleo de girassol Óleo de mostarda
Atum Sementes de girassol Abacate
Peixe branco Avelã  

Quando o consumo de alimentos ricos em ômega 6 é muito maior do que aquilo que é recomendado, pode levar a um aumento do risco de diabetes e doenças cardiovasculares, sendo aconselhado ingerir mais ômega 3 para balancear. 

Quando tomar suplemento

Os suplementos contendo ômega 3, 6 e 9 podem ser tomados por qualquer pessoa, no entanto, a dose de cada ômega depende das suas necessidades ou carências nutricionais, do tipo de alimentação que faz ou mesmo do tipo de doença em questão.

Assista o vídeo seguinte e veja os benefícios de tomar ômega 3 na gravidez e na infância:

Alguns dos principais efeitos adversos do consumo de ômegas 3, 6 e 9 podem acontecer devido à toma de uma quantidade superior à dose diária recomendada e podem incluir dor de cabeça, dor abdominal, enjoo, diarreia e aumento dos processos inflamatórios. Além disso, estes suplementos podem ter um sabor desagradável a peixe, podem provocar mau hálito, má digestão, enjoos, fezes soltas e erupção cutânea.

ÔMEGA 3: como suplementar

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