Personal responde: qual a proporção ideal de massa magra x gorda no corpo?

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E como descobrir as minhas porcentagens?

Por Amanda Panteri

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6 ago 2019, 17h04

Antes de tudo vale lembrar: o que chamamos de massa magra é uma combinação de músculos, ossos, tecidos moles e vísceras. ‟Isto é, tudo o que não é gordura. A gordura, por sua vez, é o que consideramos massa gorda”, explica o professor de educação física Cacá Ferreira, gerente técnico corporativo da Cia Athletica, em São Paulo.

Segundo Cacá, apesar dos números poderem variar conforme sexo e idade, o ideal é que tenhamos 30% mais massa muscular do que massa gorda. E que a nossa gordura não ultrapasse 30% do nosso peso total. Caso contrário, há um maior risco de desenvolver obesidade, ‟um dos fatores de risco mais importantes para outras doenças crônicas não transmissíveis, como doenças cardiovasculares e diabetes”, afirma o portal do Ministério da Saúde.

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Mas ser magra também não significa que você esteja fora do perigo, viu? ‟É possível uma pessoa magra uma porcentagem alta de gordura, pois ela pode ter baixa massa muscular também”, diz Cacá Ferreira.

Mas como saber a minha proporção?

É preciso fazer uma avaliação física completa para saber os números exatos. Sabe aqueles testes iniciais que geralmente são feitos quando você começa uma academia nova? É importante não fugir deles. Com algumas técnicas, como a bioimpedância, é possível avaliar quais partes do corpo precisam de uma forcinha extra. ‟Também ajuda a personalizar melhor o treino. E também que nutricionistas possam passar orientações baseadas nos resultados”, explica o professor de educação física.

O personal explica, então, que as aulas que trabalham resistência, como ginástica localizada, CrossFit, Body Pump, e musculação, são ótimas para o ganho de massa magra. Já as mais aeróbicas, como spinning, corrida, GRIIT e natação, são ideais para quem quer perder massa gorda.

E ganhar mais massa muscular também garante que você perca gordura. Isso porque nossos músculos são grandes consumidores de energia, e fazem com que a queima de calorias seja maior por dois principais motivos: aumentando o metabolismo basal, isto é, a quantidade de combustível que nosso corpo precisa para manter as funções vitais, como respirar; ou então aumentando a capacidade de resistência do corpo, fazendo com que você aguente os exercícios por mais tempo, e consequentemente queime mais calorias.



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