Pipoca Dá Gases? – MundoBoaForma.com.br

0
142


Quem nunca comeu um balde de pipoca no cinema ou vendo filmes e séries em casa e percebeu uma mudança no intestino? Será verdade que a pipoca dá gases mesmo ou é apenas impressão?

Versátil, o alimento pode ser preparado em versões bem leves sem óleo ou aparecer em versões doces com chocolate, nutella ou leite ninho, por exemplo. Falando nisso, não deixe de conferir como fazer pipoca sem óleo saudável.

Mas será que a pipoca dá gases mesmo?

De acordo com a nutricionista e autora de livros de receita August McLaughlin, enquanto digere a maioria dos alimentos amiláceos (ricos em amido) e ricos em carboidratos como a pipoca, o intestino grosso produz gás.

“Embora os alimentos afetem os sintomas de
gases das pessoas diferentemente, a pipoca pode aumentar os gases em algumas pessoas.
Se você comer pipoca rapidamente, a excessiva deglutição (ato de engolir) de ar
também pode desencadear os gases, as dores de gases e o inchaço”, explicou
McLaughlin.

Anúncio

No mesmo sentido, em um documento intitulado “Dicas úteis para controlar os gases”, o Sistema de Saúde da Universidade de Michigan, dos Estados Unidos, classificou a pipoca dentro do grupo de alimentos que provocam uma quantidade normal de gases.

Aproveite para conhecer essa lista de alimentos que provocam gases para evitá-los caso você sofra com flatulências excessivas.

Mas se os alimentos influenciam os sintomas de gases de diferentes pessoas de maneiras diferentes, como saber se a pipoca dá gases para mim? Bem, encontramos algumas dicas para quem deseja descobrir quais alimentos são os culpados por trazer a flatulência.

Recomenda-se manter uma espécie de diário alimentar para que, quando os gases surgirem, você possa verificar quais comidas ingeriu nas últimas horas.

O próximo passo é consumir novamente cada um dos alimentos suspeitos para tentar encontrar o culpado. Porém, para não haver confusões, é necessário ingerir cada alimento sozinho, um de cada vez.

Se o primeiro suspeito não trouxer os gases, a recomendação é esperar um dia e experimentar outro alimento da lista de possíveis culpados dos gases. Aconselhamos fazer isso consumindo cada alimento em dias diferentes, até encontrar aquele que efetivamente está provocando os gases.

Descobri que a pipoca dá gases para a mim, mas amo o aperitivo! E agora?

Vamos supor que você fez o teste acima, e descobriu que a pipoca era realmente uma das culpadas pelas suas incômodas e vergonhosas sessões de flatulência. O problema é que você ama comer uma pipoca de vez em quando. E agora?

Uma alternativa é não exagerar, comendo um pouquinho de cada vez, e ingerir a pipoca devagar, já que como a nutricionista August McLaughlin apontou, comer rapidamente, engolindo muito ar, pode favorecer o surgimento de gases.

Outra opção é reservar um tempo para comer a pipoca sozinho, sem a companhia de outras pessoas que poderiam se incomodar com os seus gases.

A culpa não é só da alimentação

Além de saber se a pipoca dá gases para você, é importante entender que não é apenas o alimento que você ingere que interfere na questão de quantos gases são liberados pelo corpo.

O PhD
e professor clínico associado de nutrição da Universidade de Nova Iorque, nos Estados
Unidos, Charles Mueller, explicou que os gases que soltamos não são produzidos
somente pelos alimentos que consumimos, mas também pelo ar que engolimos, que
acaba passando pelo trato gastrointestinal.

No mesmo sentido, o gastroenterologista e professor clínico associado de medicina da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos e PhD, David Poppers, esclareceu que os gases são uma combinação entre dois fatores: o ar que engolimos, ao comermos muito rapidamente, e o alimento que consumimos.

A nutricionista Abby Langer explicou ainda que doenças gastrointestinais sérias também podem ser a principal causa dos gases. Eles ainda podem estar relacionados ao uso de alguns medicamentos e a problemas na flora intestinal.

“Para aqueles que não têm um problema de fundo (para provocar os gases, como as doenças gastrointestinais), a quantidade de gases que nós temos está diretamente relacionada com a quantia de alimento e/ou ar não digerido no nosso cólon. Se estamos comendo coisas que o nosso corpo não está decompondo, nós vamos ter gases”, completou Langer.

Ainda
que seja constrangedora, a flatulência é uma função normal do corpo, completou
o PhD Charles Mueller. Ele alertou ainda que devemos nos preocupar mais quando
não estivermos soltando gases do que quando a flatulência aparecer.

Mueller
orientou também a procurar o auxílio médico quando ocorrerem mudanças nos
hábitos intestinais que não se resolvem sozinhas como cólicas, inchaço, prisão
de ventre, diarreia, não ter flatulência alguma ou o aparecimento de muitos
gases.

Referências
Adicionais:

Você já tinha percebido que a pipoca dá gases para você? Costuma comer pipoca com certa frequência e tem sofrido com as flatulências excessivas? Comente abaixo!

rating_on Pipoca Dá Gases? - MundoBoaForma.com.brrating_on Pipoca Dá Gases? - MundoBoaForma.com.brrating_on Pipoca Dá Gases? - MundoBoaForma.com.brrating_on Pipoca Dá Gases? - MundoBoaForma.com.brrating_on Pipoca Dá Gases? - MundoBoaForma.com.br (1 votos, média: 5,00 de 5)
rating_on Pipoca Dá Gases? - MundoBoaForma.com.brLoading…



Fonte do Artigo
Tag:
#emagrecimento #dieta #emagrecer #fitness #saude #vidasaudavel #reeduca #nutricao #fit #foco #alimentacaosaudavel #lowcarb #treino #oalimentar #gym #academia #emagrecercomsaude #nutricao #dietasemsofrer #comidadeverdade #foconadieta #alimenta #perderpeso #qualidadedevida #hipertrofia

Anúncio

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here