Principais sintomas de Brucelose e como é o diagnóstico

0
121


Os sintomas iniciais de brucelose são semelhantes aos da gripe, havendo febre, dor de cabeça e dores musculares, por exemplo, no entanto à medida que a doença evolui podem surgir outros sintomas, como tremores e alterações da memória.

A brucelose é uma doença infectocontagiosa causada pela bactéria do gênero Brucella, que pode ser transmitida para as pessoas através do consumo de carne mal cozida ou ingestão de leite e produtos lácteos não pasteurizados. Além disso, como essa bactéria pode ser encontrada em alguns animais, principalmente ovelhas e vacas, a Brucella também pode ser adquirida pela pessoa por meio do contato direto com sangue, saliva, fezes ou outras secreções dos animais contaminados.

Principais sintomas

Os sintomas de brucelose podem aparecer entre 10 e 30 dias após o contato com o microrganismo e são semelhantes aos da gripe, podendo ser facilmente confundidos, o que dificulta o diagnóstico e início do tratamento. Os sintomas iniciais da brucelose geralmente incluem:

  • Febre superior a 38ºC e calafrios;
  • Sudorese;
  • Dor de cabeça intensa;
  • Dores musculares;
  • Dores generalizadas pelo corpo;
  • Sensação de mal-estar;
  • Cansaço;
  • Calafrios;
  • Dor abdominal;
  • Alteração da memória;
  • Tremores.

Estes sintomas podem desaparecer durante semanas ou meses e depois voltar, por isso, na presença de febre com aparecimento rápido, dores musculares ou fraqueza, a pessoa deve consultar o médico para fazer um exame de sangue, confirmar a doença e seguir o tratamento.

Anúncio

Complicações da brucelose

As complicações da brucelose surgem quando o diagnóstico não é feito ou quando o tratamento não é realizado da forma correta, favorecendo a proliferação do microrganismo e espalhamento para outros órgãos através da corrente sanguínea. Dessa forma podem existir complicações cardíacas, acometimento do cérebro, inflamação dos nervos, alterações testiculares, problemas biliares, hepáticos e ósseos.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico da brucelose é feito com o objetivo de isolar e identificar a bactéria causadora da doença, por meio da cultura de sangue, medula óssea, tecidos ou secreção. Além disso, o médico pode solicitar a realização de exames sorológicos ou moleculares para confirmar a doença.

O diagnóstico diferencial da brucelose é feito para endocardite bacteriana e febre tifoide, por exemplo, já que a brucelose pode atingir outros órgãos e haver complicações.

Tratamento para brucelose

O tratamento para brucelose geralmente é feito com antibióticos durante cerca de 2 meses com o objetivo de eliminar a bactéria causadora da doença do organismo do paciente, sendo normalmente indicado pelo infectologista ou clínico geral o uso de tetraciclina associado à rifampicina.

Além disso devem ser adotadas medidas de prevenção como evitar consumir produtos lácteos não pasteurizados caseiros ou carne mal cozida, por exemplo, para evitar nova contaminação. Entenda como é feito o tratamento e a prevenção da brucelose.





Fonte do Artigo
Tag:
#emagrecimento #dieta #emagrecer #fitness #saude #vidasaudavel #reeduca #nutricao #fit #foco #alimentacaosaudavel #lowcarb #treino #oalimentar #gym #academia #emagrecercomsaude #nutricao #dietasemsofrer #comidadeverdade #foconadieta #alimenta #perderpeso #qualidadedevida #hipertrofia

Anúncio

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here