Principais sintomas de Osteoporose – Tua Saúde

0


Anúncio

A osteoporose é uma doença que se caracteriza pela diminuição da resistência dos ossos e atinge principalmente pessoas que têm história desta doença na família, que fazem uso de cigarro ou que têm artrite reumatoide. Além disso, a osteoporose é mais comum em mulheres após a menopausa, evido a alterações hormonais, e em homens que tenham mais de 65 anos.

Na maioria dos casos, a osteoporose não causa sintomas específicos, mas como os ossos de pessoas que têm osteoporose ficam frágeis e perdem a força por causa da redução de cálcio e fósforo no corpo, podem ocorrer pequenas fraturas. Essas fraturas acontecem, principalmente, nas vértebras, no osso da coxa e do punho e podem causar sinais e sintomas como:

  • Dor na coluna: surge especialmente devido a uma fratura em uma ou mais vértebras, e pode ser dor tipo pontada nas costas e, em alguns casos, melhorar ao deitar ou ao sentar;
  • Formigamento nas pernas: acontece quando alguma fratura das vértebras atinge a medula espinhal;
  • Diminuição da altura: ocorre quando as fraturas na coluna desgastam a parte de cartilagem que fica entre as vértebras, podendo ocorrer uma redução de cerca de 4cm;
  • Postura encurvada: acontece em casos mais avançados da osteoporose devido a alguma fratura ou degeneração das vértebras na coluna.

Além disso, as fraturas causadas pela osteoporose podem surgir após uma queda ou algum esforço físico, por isso é necessário tomar medidas de prevenção destas quedas, como por exemplo, fazer uso de calçados antiderrapantes.

loading-dots-article Principais sintomas de Osteoporose - Tua Saúde

Quem tem maior risco

A osteoporose é mais comum na seguintes situações:

  • Mulheres após a menopausa;
  • Homens acima de 65 anos;
  • História familiar de osteoporose;
  • Baixo índice de massa corpórea;
  • Uso de corticoides por périodos prolongados, acima de 3 meses;
  • Ingestão de bebidas alcóolicas em grande quantidade;
  • Baixa ingestão de cálcio na dieta;
  • Uso de cigarro.

Além disso, outras doenças podem levar a ocorrência de osteoporose como artrite reumatoide, esclerose múltipla, insuficiência renal e hipertireodismo. 

Como confirmar o diagnóstico em caso de fratura

Ao surgirem os sintomas das fraturas causadas pela osteoporose é necessário procurar atendimento médico que poderá solicitar um raio X para verificar se realmente existe uma fratura e dependendo da gravidade e da extensão da fratura pode ser necessária a realização de tomografia computadorizada ou ressonância magnética. 

Caso o médico suspeite que a pessoa tenha osteoporose, pode solicitar um exame de densitometria óssea, que serve para verificar a perda óssea, ou seja, identificar se os ossos estão frágeis. Saiba mais como é feito o exame de densitometria óssea

Além disso, o médico irá avaliar o histórico de saúde da pessoa e da família e poderá pedir exames de sangue para analisar a quantidade de cálcio e fósforo no corpo, que ficam reduzidos na presença de osteoporose e também para avaliar a quantidade da enzima fosfatase alcalina, que pode estar com valores altos na osteoporose.

Em casos mais raros, quando a fragilidade óssea é muito intensa e quando existem várias faturas ao mesmo tempo o médico poderá pedir uma biópsia do osso. 

loading-dots-article Principais sintomas de Osteoporose - Tua Saúde

Como é feito tratamento

Ao identificar a presença de uma fratura, o médico vai avaliar a gravidade e indicar um tratamento como imobilização da parte afetada com talas, faixas ou gesso e também poderá indicar apenas repouso para que o próprio corpo recupere a fratura.

Mesmo que não haja fratura, ao diagnosticar a osteoporose o médico indicará uso de medicamentos para fortalecer os ossos, fisioterapia, prática de exercício físico regular, como caminhada ou musculação e ingestão de alimentos ricos em cálcio, como leite, queijo e iogurte, por exemplo. Saiba mais sobre o tratamento para a osteoporose.

Para evitar as fraturas, é necessário tomar medidas para prevenção de quedas como usar calçados antiderrapantes, evitar subir em escadas, instalar corrimão no banheiro, evitar andar por lugares com buracos e com desníveis e manter o ambiente bem iluminado.

Além disso, é importante ter mais cuidados com pessoas que tem osteoporose e outras doenças como demências, doença de Parkinson ou deficientes visuais, pois têm maiores riscos de terem uma queda e sofrerem alguma fratura.





Fonte do Artigo
Tag:
#emagrecimento #dieta #emagrecer #fitness #saude #vidasaudavel #reeduca #nutricao #fit #foco #alimentacaosaudavel #lowcarb #treino #oalimentar #gym #academia #emagrecercomsaude #nutricao #dietasemsofrer #comidadeverdade #foconadieta #alimenta #perderpeso #qualidadedevida #hipertrofia

Anúncio

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here