Sopa de Abóbora Emagrece? Como Fazer, Calorias e Dicas

0
55


A abóbora contém nutrientes importantes para o funcionamento do nosso organismo em sua composição, como fibras, potássio, cobre, manganês, ferro, magnésio, fósforo, vitamina A, vitamina B1, vitamina B3, vitamina B5, vitamina B6, vitamina B9 (folato), vitamina C e vitamina E.

Isso sem contar que o vegetal é fonte de antioxidantes e já foi associado ao benefício de estimular o nosso sistema imunológico. Uma das formas de utilizar o alimento nas refeições é por meio da receita de sopa de abóbora. Mas será que a sopa de abóbora emagrece ou ao menos pode contribuir com um processo de perda de peso?

As calorias da sopa de abóbora

O primeiro ponto que vamos analisar para procurar entender se a sopa de abóbora emagrece é a quantidade de calorias que podem ser encontradas no prato.

É preciso considerar que existem inúmeras receitas de sopa de abóbora, preparadas com diferentes ingredientes, que podem render diferentes quantias de calorias por porção. Por isso, vamos tomar alguns exemplos para termos uma noção de qual pode ser o teor de calorias do prato.

Por exemplo, a receita de sopa de abóbora reproduzida no final deste artigo, preparada com abóbora japonesa, cebola, caldo de legumes, especiarias e sal, apresenta 45 calorias por porção.

Anúncio
Liberdade Financeira de Verdade!

De acordo com informações de portais que disponibilizam dados nutricionais a respeito de diversas comidas e bebidas, uma porção de 100 g de uma sopa de abóbora pode possuir 45 calorias, enquanto uma porção correspondente a uma xícara do prato pode trazer 109 calorias.

Por sua vez, uma sopa creme de abóbora, feita com abóbora, cebola,
óleo, maisena, leite, queijo tipo minas e salsa, resulta em um prato de 220
calorias a cada porção de 300 g.

Considerando esses valores, podemos concluir que dá para incluir a sopa de abóbora em uma dieta que foca a diminuição ou a manutenção do peso corporal, já que os valores não são elevados e a abóbora é um alimento nutritivo.

Se a intenção da dieta for cortar calorias para emagrecer, vale a pena optar pelas versões mais light da sopa, sem os ingredientes que a deixam cremosa, como na última sopa mencionada. Isso não significa que a sopa creme de abóbora esteja proibida – se consumida com moderação dentro de uma dieta saudável, controlada, equilibrada e nutritiva, ela pode aparecer de vez em quando nas refeições.

Entretanto, vale ressaltar que encher a sopa de abóbora de ingredientes calóricos como molhos gordurosos, torresmo, bacon, salame, linguiça, entre outros, pode elevar o teor de calorias do prato e torná-lo bem muito menos saudável. Portanto, se você quer emagrecer ou não engordar, tenha sabedoria ao preparar a sua sopa de abóbora.

As fibras

Em seu artigo publicado,
a nutricionista Megan Ware contou que a abóbora serve como fonte de fibras na
dieta mesmo quando é preparada cozida, processo pelo qual ela passa durante o
preparo de uma sopa.

De acordo com o Banco de
Dados Nacional de Nutrientes do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos,
uma xícara de abóbora cozida, fervida ou escorrida sem sal apresenta 2,7 g de
fibras.

O que isso influi na nossa análise se a sopa de abóbora emagrece? É que as fibras são conhecidas por promoverem a sensação de saciedade no organismo, auxiliando assim o controle do apetite.

O especialista em nutrição clínica e PhD, Jonny Bowden, explicou que isso acontece porque os alimentos ricos em fibras desaceleram a digestão e permanecem no estômago por mais tempo do que aqueles que são pobres no nutriente.

Além disso, ele explicou que as fibras alimentares também desaceleram o ritmo pelo qual a glicose é absorvida pelo organismo, mantendo os níveis de glicose estáveis. Isso é importante porque o aumento dessas taxas aciona a liberação de insulina e o armazenamento indesejado de gorduras no corpo.

Mais importante do que saber se a sopa de abóbora emagrece

É compreender de uma vez por todas que não é um único alimento ou
bebida que promove a diminuição ou a elevação do peso corporal – é toda a dieta
que tem grande poder de influenciar a forma da silhueta.

Portanto, por mais que a receita de sopa de abóbora com teor moderado de calorias possa aparecer em uma dieta para perder peso, ela não opera milagres. Pense conosco: vai resolver almoçar sopa de abóbora se duas horas depois você lanchar uma coxinha, bolo de chocolate e sorvete? Com certeza não.

Isso evidencia que, para emagrecer ou evitar ganhar peso, é fundamental que toda a dieta seja controlada, equilibrada, nutritiva e saudável. Para garantir que a sua alimentação tenha esses padrões, conte com o auxílio de um nutricionista, que é o profissional qualificado para prescrever uma dieta que seja eficiente para que você alcance os seus objetivos, ao mesmo tempo em que fornece os nutrientes e a energia que o seu organismo exige para funcionar corretamente, sem loucuras ou privações.

Além disso, o nutricionista é o mais indicado para te ensinar como
usar a sopa de abóbora em suas refeições para te ajudar a atingir as suas
metas.

Como fazer sopa de abóbora

Ingredientes:

  • 1 kg de abóbora japonesa;
  • 1 cebola pequena;
  • 1 caldo de legumes light;
  • Especiarias a gosto;
  • Sal (opcional).

Modo de preparo:

Cortar a cebola em tirinhas finas; Colocar o caldo de legumes light em uma panela grande, levar ao fogo e juntar as tirinhas de cebola para dourá-las até que fiquem transparentes. Adicionar água e a abóbora cortada em pedaços.

Cozinhar bem a abóbora em pedaços na panela com água, de modo que um garfo consiga passar facilmente por ela. Depois que ela estiver bem cozida, retirar os seus pedaços da panela com o auxílio de uma escumadeira ou garfo e descascar.

Retornar a abóbora à panela, utilizando a mesma água do cozimento. Temperar com o sal (se assim desejar) e as especiarias de sua preferência. Deixar cozinhar até ficar bem mole. Em seguida bater, tudo no liquidificador e devolver a mistura à panela para esquentar.

Se desejar uma sopa mais rala, adicione água, se a sua preferência for por uma sopa mais cremosa, deixe-a cozinhar durante mais tempo. Então, desligar o fogo e servir-se.

Atenção

Nós não submetemos diferentes receitas de sopa de abóbora a análises nutricionais para verificar teores calóricos e de nutrientes aqui apresentados, simplesmente reproduzimos as informações fornecidas pelas fontes citadas neste artigo. Ou seja, elas servem somente como uma estimativa e é possível encontrar outras receitas de sopas de abóbora com diferentes valores nutricionais.

Você imaginava que sopa de abóbora emagrece? Tem alguma receita que você costuma fazer em casa? Comente abaixo!

rating_on Sopa de Abóbora Emagrece? Como Fazer, Calorias e Dicasrating_on Sopa de Abóbora Emagrece? Como Fazer, Calorias e Dicasrating_on Sopa de Abóbora Emagrece? Como Fazer, Calorias e Dicasrating_on Sopa de Abóbora Emagrece? Como Fazer, Calorias e Dicasrating_on Sopa de Abóbora Emagrece? Como Fazer, Calorias e Dicas (2 votos, média: 5,00 de 5)
rating_on Sopa de Abóbora Emagrece? Como Fazer, Calorias e DicasLoading…





Fonte do Artigo

Anúncio

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here