Xarope de Romã – O Que é, Para Que Serve, Como Tomar e Como Fazer

0
43


Veja o que é o xarope de romã, para que serve e seus benefícios, como tomar em sua dieta e como fazer o seu próprio em casa.

A romã é uma fruta vermelha e cheia de sementes que serve como fonte de potássio, vitamina B9, vitamina C e vitamina K. Dela, você certamente já ouviu falar. Mas e do xarope de romã? O que você sabe a respeito dele? Vamos conhecer detalhes sobre esse produto da fruta?

D epois que ficar mais familiarizado com o xarope de romã, reserve um tempo para conhecer melhor a os benefícios da fruta romã e suas propriedades.

O que é e para que serve o xarope de romã?

O xarope de romã é um produto obtido através da junção do suco da fruta com açúcar e suco de limão. De acordo com especialistas, a lista de benefícios do xarope de romã pode incluir:

Anúncio

1. Atividade antioxidante

Tudo por conta dos antioxidantes encontrados na composição do xarope de romã, sendo que o principal deles é a vitamina C. Conforme o MedlinePlus, portal dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos, os antioxidantes são nutrientes que bloqueiam parte dos danos provocados pelos radicais livres.

Por sua vez, os radicais livres são substâncias formadas quando o corpo humano decompõe alimentos ou é exposto à fumaça do tabaco ou à radiação. O acúmulo desses compostos ao longo do tempo é amplamente responsável pelo processo de envelhecimento.

Como se não bastasse, os radicais livres também podem exercer um papel no desenvolvimento de problemas graves de saúde como câncer, doença no coração e artrite.

2. Combate ao colesterol

Já foi apontado que o suco de romã – que é um ingrediente do xarope de romã – pode prevenir ou desacelerar o acúmulo de colesterol nas artérias. A explicação apresentada é que a romã é uma das frutas com maior teor de antioxidantes polifenóis, que já foram associados ao efeito de diminuição de lipoproteínas de baixa densidade que resultam no acúmulo de colesterol.

Entretanto, o uso da romã para os níveis elevados de colesterol é classificado como possivelmente inefetivo, uma vez que a fruta não parece diminuir o colesterol nas pessoas com ou sem colesterol alto.

Portanto, se você foi diagnosticado com problemas de colesterol, continue a seguir o tratamento prescrito pelo seu médico e só integre o xarope de romã a esse tratamento se e como o médico autorizar.

3. Xarope de romã para tosse

O xarope de romã pode ser empregado na medicina popular como um remédio para lidar com a tosse. Entretanto, antes de recorrer ao produto para lidar com um quadro de tosse, é importante saber que as evidências a respeito do uso da fruta para lidar com a garganta inflamada ou dor de garganta são classificadas como insuficientes.

Mas o que isso tem a ver com a tosse? Bem, ela pode ser um dos sintomas das infecções que provocam um quadro de garganta inflamada ou dor de garganta.

Em outras palavras, não existe embasamento o suficiente para afirmar que o xarope de romã vai dar certo para lidar com todos os tipos de tosse, um sintoma que pode ter diferentes origens. Por isso, se a sua tosse for intensa e persistir por muitos dias, procure o atendimento médico para diagnosticar o problema e saber exatamente qual é o tratamento indicado para o seu caso em particular.

Como fazer – Receita de xarope de romã

Ingredientes:

  • 4 xícaras de suco de romã;
  • 2 ½ xícaras de açúcar;
  • 1 colher de chá de suco de limão.

Modo de preparo:

Juntar o suco de romã, o açúcar e o suco de limão em uma panela e levar ao fogo médio. Mexer até o açúcar dissolver totalmente; Deixar cozinhar no fogo de nível médio a alto ao longo de 20 minutos até 25 minutos ou até o suco adquirir a consistência de um xarope.

Desligar o fogo e deixar o xarope de romã esfriar. Então, armazená-lo em um recipiente hermético de vidro bem esterilizado. Guardar dentro da geladeira, local em que o xarope dura por até duas semanas.

Conheça outros produtos à base da fruta, como o óleo de romã e o chá de romã.

Como tomar e cuidados com o xarope de romã

Para as pessoas saudáveis, que não necessitam restringir o consumo do açúcar, o xarope de romã pode ser consumido em pequenas dosagens. Entretanto, ele requer cuidados por parte dos diabéticos e dos outros indivíduos que necessitam restringir a ingestão de calorias e açúcar, principalmente em caso de obesidade.

Uma unidade de romã é composta por aproximadamente 26,45 gramas de açúcares. Se pensarmos que uma receita de suco de romã já pode levar o açúcar na lista de ingredientes e que o xarope de romã recebe mais um tanto de açúcar para ser preparado, o que temos como resultado é um produto com muito açúcar. Portanto, o xarope de romã realmente exige muita moderação em seu uso, por parte de qualquer pessoa.

Vale destacar ainda que algumas pessoas podem experimentar reações alérgicas à romã – os pacientes que sofrem com alergia a plantas são aparentemente mais propensas a sofrer com uma reação alérgica à fruta.

Como o suco de romã pode diminuir ligeiramente a pressão arterial, existe o risco de que a bebida – que é um dos ingredientes do xarope de romã – possa aumentar as chances de que a pressão caia demais nos indivíduos que já sofrem com a pressão baixa.

Justamente por essa possibilidade de afetar a pressão arterial e devido ao fato de poder interferir com o controle da pressão arterial durante e depois da realização de um procedimento cirúrgico, é que recomenda-se interromper o uso da romã pelo menos duas semanas antes da data marcada para um procedimento cirúrgico.

Caso experimente qualquer tipo de reação adversa ao fazer uso do xarope de romã para qualquer finalidade, procure rapidamente o auxílio médico, mesmo que não imagine se tratar de um problema tão grave assim, informando que utilizou o remédio caseiro.

Isso é necessário para verificar a real seriedade do efeito colateral em questão receber o tratamento apropriado e saber se pode continuar ou não a fazer uso do xarope de romã.

Referências Adicionais:

Você já conhecia o xarope de romã e seus possíveis benefícios? Pretende incluir na sua rotina? Comente abaixo!

rating_on Xarope de Romã - O Que é, Para Que Serve, Como Tomar e Como Fazerrating_on Xarope de Romã - O Que é, Para Que Serve, Como Tomar e Como Fazerrating_on Xarope de Romã - O Que é, Para Que Serve, Como Tomar e Como Fazerrating_on Xarope de Romã - O Que é, Para Que Serve, Como Tomar e Como Fazerrating_on Xarope de Romã - O Que é, Para Que Serve, Como Tomar e Como Fazer (1 votos, média: 5,00 de 5)
rating_on Xarope de Romã - O Que é, Para Que Serve, Como Tomar e Como FazerLoading…



Fonte do Artigo
Tag:
#emagrecimento #dieta #emagrecer #fitness #saude #vidasaudavel #reeduca #nutricao #fit #foco #alimentacaosaudavel #lowcarb #treino #oalimentar #gym #academia #emagrecercomsaude #nutricao #dietasemsofrer #comidadeverdade #foconadieta #alimenta #perderpeso #qualidadedevida #hipertrofia

Anúncio

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here