Como as francesas podem lhe dizer, há vários benefícios em comer devagar. E o melhor? Você pode perder peso! Continue lendo para descobrir como.
Os benefícios de comer devagar
Onde a digestão realmente começa
Você percebeu que a digestão realmente começa na boca? Serve como início de todo o trato digestivo. Desde a primeira mordida, aquela primeira degustação, a mastigação permite que seu corpo e seus fluidos decomponham os alimentos. A digestão eficaz inclui comer devagar para ajudar o sistema digestivo a funcionar melhor. Além disso, se você sofre de azia, é útil mastigar bem e comer devagar, pois o estômago não precisará produzir tanto ácido estomacal para decompor os alimentos.
Dê uma chance ao seu paladar
As papilas gustativas nos permitem experimentar sabores doces, salgados, azedos e amargos. A pessoa média tem de 5.000 a 10.000 desses minúsculos órgãos sensoriais na língua. Mastigar os alimentos por mais tempo dá às papilas gustativas uma melhor chance de desempenho. Seu nariz também desempenha um papel importante na apreciação dos alimentos. Conforme você mastiga, a comida libera substâncias químicas que chegam ao nariz. Os receptores internos sinalizam ao cérebro sobre o sabor de um alimento. Talvez você possa ver como comer devagar pode aumentar o prazer de comer até mesmo os alimentos mais comuns. Todos os alimentos ficam mais saborosos quando você dedica um tempo para apreciar os sabores sutis que, de outra forma, poderia perder.
Leva tempo para o seu cérebro dizer: “Espere, tudo cheio!”
Conforme você come, seu intestino libera hormônios que são absorvidos pela corrente sanguínea. Eventualmente, o cérebro detecta esses hormônios e processa a informação como fome ou saciedade. Um sistema de sinalização intestinal-cérebro estimula a ingestão de alimentos quando você está com fome e alerta você para parar de comer quando estiver satisfeito. Demora cerca de 20 minutos para que essa comunicação aconteça, então comer mais devagar beneficia você quando você percebe os sinais de saciedade e está confortavelmente saciado. Quando você come rápido, fica fácil comer demais e ficar cheio até a borda antes de perceber que está saciado. Portanto, comer devagar pode ajudá-lo a perder peso se você costuma consumir calorias extras comendo além do “cheio”.
Não perca a alegria de comer
Você já inalou sua comida tão rápido que não conseguia se lembrar de comê-la? Você não está sozinho. Se você come rápido e furiosamente, esforce-se para estar mentalmente presente enquanto come, para que possa realmente desfrutar completamente da comida enquanto diminui o ritmo para apreciá-la.
Um “almoço silencioso” é um exercício de grupo comum em conferências sobre alimentação consciente . Imagine um grupo de pessoas comendo juntas em silêncio. Sem a distração da conversa, cada pessoa pode saborear plenamente a sua comida. Sim, pode parecer estranho e incomum, mas muitas vezes o resultado é uma experiência valiosa e “reveladora”.
Ideias para comer devagar e saborear a comida
- Centralize-se e comece a refeição relaxado. Respire fundo algumas vezes para ficar calmo e centrado antes de começar a comer.
- Expressar gratidão. Reserve um momento para refletir e agradecer pela comida e pelo alimento que ela proporciona.
- Admire a comida. Observe as cores, texturas e disposição.
- Saboreie o aroma. Cheire a comida. Lembre-se de que o nariz nos ajuda a saborear plenamente os alimentos.
- Fique conectado enquanto come. Observe as temperaturas, sabores, ingredientes, temperos e texturas.
- Coma com um utensílio e coloque-o entre as mordidas.
- Coma um pedaço de comida de cada vez, em vez de um punhado, ao comer alimentos como nozes, sementes, pipoca, batatas fritas, biscoitos, chocolate, doces, etc.
- Beba bebidas em vez de engolir.
- Evite distrações como leitura, TV, computador ou multitarefa. Se você ouve música, escolha músicas com ritmo mais lento. Comer com música em ritmo acelerado pode aumentar a velocidade com que você come.
- Faça uma pausa no meio da refeição. Crie uma “lombada”. Pergunte a si mesmo quanto mais comida será necessária para saciá-lo. Não se surpreenda se perceber que já está satisfeito.
- Observe quando suas papilas gustativas ficam menos sensíveis. Pode ser um sinal de que seu corpo já comeu o suficiente.
Meu marido curioso me perguntou sobre qual assunto eu estava escrevendo dessa vez. Quando eu disse a ele que era sobre como comer devagar nos beneficia, ele disse: “Certo, para você não engasgar”. Bem, essa é mais uma razão prática para desacelerar enquanto come.