Cozinhar saudável dentro do orçamento é possível, embora exija trabalho extra. Aprenda a planejar refeições saudáveis e econômicas, ao mesmo tempo em que ajuda na perda de peso, reduz o estresse, desenvolve habilidades culinárias e muito mais.
Cozinhar saudável dentro do orçamento e colher os benefícios para a saúde
Cozinhar saudável dentro do orçamento traz desafios. No entanto, com planejamento e algumas estratégias inteligentes, você pode comer bem sem sobrecarregar suas finanças ou cintura. Mesmo se você não estiver em apuros financeiros (embora economizar dinheiro seja sempre um bônus), você desfrutará de vários benefícios ao planejar refeições saudáveis e econômicas, incluindo estas abaixo.
1. Planeje reduzir o estresse na hora das refeições
Imagine o final do último minuto “o que há para o jantar?” preocupações e idas frenéticas à loja. Em vez disso, planeje suas refeições para a semana, faça compras com uma lista de compras e prepare as refeições do fim de semana para obter a merecida paz de espírito.
Receitas econômicas tendem a usar itens básicos de cozinha e menos ingredientes, portanto, cozimento simplificado. Menos tempo comprando ingredientes obscuros e cozinhando receitas exigentes significa tempo para uma caminhada rápida ou outra atividade para aliviar o estresse!
2. Desenvolver habilidades culinárias e de planejamento de refeições
Normalmente, quanto mais conveniente for o alimento (por exemplo, entradas congeladas, vegetais pré-cortados), mais caro ele custa. Você economizará dinheiro fazendo mais preparações e cozinhando você mesmo. Embora alguns atalhos possam valer o custo extra para você, você descobrirá valor no desenvolvimento de habilidades culinárias. Por exemplo, aprender habilidades básicas com facas pode mudar toda a sua abordagem para cozinhar.
Seja criativo ao cozinhar, substituindo os ingredientes com base no que você tem em mãos. Por exemplo, a couve-flor pode substituir o brócolis e o feijão enlatado pode substituir parte ou toda a carne em uma receita. Você pode até achar que gosta mais de algumas de suas substituições!
Concentre-se em produtos da estação menos caros, que são sempre mais saborosos e atraentes.
3. Coma alimentos econômicos que apoiem suas metas de perda de peso
Muitos aspectos da culinária saudável com orçamento limitado andam de mãos dadas com as estratégias de perda de peso. Planejar, dividir em porções, limitar alimentos processados, usar menos carne e comer mais feijão e grãos integrais pode apoiar suas metas de perda de peso. Estocar vegetais congelados – que são tão nutritivos quanto frescos – economiza dinheiro e não deixa desculpa para uma refeição sem vegetais. Por exemplo, você pode comer mais sopa para uma refeição saudável e econômica, e serve como uma opção de recheio e com menos calorias.
Mais de um terço dos dólares americanos com alimentação são gastos em restaurantes ou refeições para viagem . Limitar as refeições em restaurantes manterá seus orçamentos de calorias e alimentos sob controle. Quando você comer fora, guarde as sobras como uma refeição bônus, esticando seu dólar alimentar e cortando as calorias pela metade.
4. Seja um consumidor sábio
Cozinhar saudável dentro do orçamento inclui buscar a melhor nutrição “retorno do investimento”. Infelizmente, alimentos baratos geralmente são pobres em nutrientes e processados. Uma pechincha de alimentos não é um acordo se não tiver valor nutricional.
Não caia em truques de marketing. Há uma percepção de que alimentos mais caros são mais saudáveis , mas uma verificação do rótulo dos fatos nutricionais prova que isso nem sempre é verdade. Olhe além da rotulagem enganosa (“natural”, por exemplo, não tem definição legal) para alimentos que fornecem boas fontes de proteínas, vitaminas e minerais. Torradas orgânicas caras têm o mesmo perfil nutricional pobre que a versão de baixo custo.
5. Reduza o desperdício de alimentos
Incríveis 30-40% do suprimento de alimentos dos EUA vão para o lixo . Desperdício de alimentos e embalagens caras significam dinheiro perdido e danos ao meio ambiente. Felizmente, muitas estratégias econômicas reduzem o desperdício de alimentos e o excesso de embalagens.
Comprar com (e seguir) uma lista reduz as compras por impulso e o desperdício de alimentos resultante. Use as sobras dentro de alguns dias ou guarde-as no freezer, para que não acabem no lixo. Aproveite os restos de comida normalmente jogados fora: cascas de legumes para bases de sopa, migalhas de pão velho, etc.
Mantenha um inventário minucioso do que está na geladeira, despensa e freezer, para que você possa planejar as refeições com base no que você tem. Você encontrará menos “surpresas” vencidas na geladeira para serem jogadas fora.
Comprar alimentos a granel e evitar alimentos processados geralmente significa uma economia considerável. Por exemplo, um pote grande de aveia será mais barato (e mais saudável) do que envelopes pré-embalados de aveia instantânea adoçada. Em seguida, reembale sua comida em recipientes menores e reutilizáveis para ajudar no controle das porções.