Você já se perguntou: “Devo ir ao certo?”. Aqui estão cinco fatos importantes que você deve saber antes de tentar este plano de dieta.
Parece que há muita conversa sobre a dieta cetônica por aí. Você está se perguntando se deveria tentar?
Devo ir ceto? Aqui está o que esperar desta dieta
A dieta cetogênica já existe há muito tempo, tornando-se recentemente bastante popular como abordagem para perda de peso. Historicamente, tem sido usado como uma última tentativa de interromper convulsões em crianças. Por razões desconhecidas, pode ajudar a controlar convulsões em crianças com epilepsia . Rapidamente percebeu-se que um dos efeitos colaterais nessas crianças era a drástica perda de peso. Ah! Por que não promovê-la como uma dieta para perda de peso para adultos que realmente precisam perder peso?
A dieta cetogênica é uma dieta extremamente restritiva que resulta em um estado de cetose que faz com que o corpo queime gordura para obter energia. A porcentagem de calorias é de aproximadamente 75% de gordura, 20% de proteína e apenas 5% de carboidratos. Está muito longe de uma dieta equilibrada que teria como objetivo a ingestão de 20-30% de gordura, 20-25% de proteína e 45-60% de carboidratos.
A dieta ceto explicada: 5 fatos que você precisa saber antes de iniciar esta dieta
1. A dieta cetônica ficou em último lugar nas melhores dietas para uma alimentação saudável.
O 2020 US News & World Report classificou a dieta cetônica em último lugar nas melhores dietas para uma alimentação saudável e em penúltimo lugar nas melhores dietas em geral. Os especialistas que classificam as dietas para o US News & World Report declararam: “Esta dieta está em desacordo com tudo o que sabemos sobre os benefícios de saúde a longo prazo de uma dieta rica em fibras e com baixo teor de gordura saturada.” Empatou em terceiro lugar na categoria de melhor dieta para perda rápida de peso. Os especialistas aconselham não seguir esta dieta por muito tempo, mas o período de tempo seguro não foi claramente definido na literatura.
2. Você pode ter mau hálito e talvez odor corporal.
As cetonas são os subprodutos do metabolismo da cetose. As cetonas têm um cheiro desagradável semelhante ao do removedor de esmalte. Não é um cheiro agradável e pode ser ofensivo em ambientes sociais. Algumas pessoas também relataram odor corporal desagradável durante a cetose.
3. Você pode estar em risco de ter deficiências nutricionais.
Como você não come uma grande variedade de grãos, frutas e vegetais, a dieta cetônica carece de nutrientes essenciais. Sua ingestão provavelmente será baixa em cálcio, magnésio, fósforo, potássio, selênio, vitaminas A, complexo B, C, D e fibras. Isso torna fundamental que você não o siga por um longo prazo. Os estudos limitados e sem qualidade não definem por quanto tempo você pode seguir uma dieta cetônica com segurança. Você pode tomar um suplemento multivitamínico e mineral diariamente, mas não pode substituir a falta de antioxidantes, probióticos e outras substâncias vegetais naturais que beneficiam nossa saúde. Isso também pode prejudicar a saúde do seu intestino.
Para tornar a dieta cetônica o mais nutritiva possível, inclua proteínas vegetais, como tempeh e tofu, e outras opções nutritivas, como peixes gordurosos, abacates, cogumelos, folhas verdes, couve-flor, brócolis, abobrinha, nozes, sementes e azeite.
4. É extremamente restritivo em carboidratos.
Os carboidratos são a fonte de energia preferida do corpo. Algumas pessoas relatam níveis iniciais de energia mais baixos e, posteriormente, níveis de energia melhorados após entrarem em cetose. Um estudo relatou diminuição do desempenho físico máximo na dieta cetônica. Os carboidratos também são importantes para a saúde do cérebro, sendo a principal fonte de combustível para o cérebro. Também pode se tornar monótono perder alimentos crocantes e ricos em carboidratos, como frutas, vegetais e grãos.
5. Pode haver uma transição difícil de volta para uma alimentação equilibrada.
Depois de seguir uma dieta restritiva, pode ser difícil mudar para uma alimentação mais equilibrada. Na verdade, muitos defensores da dieta cetônica aconselham as pessoas a segui-la de forma intermitente. O plano intermitente pode ser confuso e perturbador para lembrar qual estilo alimentar você está seguindo e pode impactar o restante do planejamento alimentar da família.
Para concluir
É importante fazer sua lição de casa antes de iniciar qualquer plano de dieta. Espero que esses fatos sobre a dieta cetônica ajudem você a tomar consciência das implicações. Se você achar que esse é o plano que funciona para você para perda de peso, siga-o apenas por curto prazo e certifique-se de estar sendo monitorado de perto pelo seu médico. Você também pode trabalhar com um nutricionista registrado (RDN) para fornecer orientação personalizada sobre um plano de refeições com dieta cetônica que se adapte aos seus problemas e preocupações de saúde exclusivos.
Sinta-se à vontade para compartilhar sua experiência pessoal com a dieta cetônica.