Você sabe que o percentual de gordura corporal é um marcador de saúde melhor do que apenas o peso. Aprenda os fatores que afetam a composição corporal, incluindo alguns que, infelizmente, não estão sob seu controle.
Gordura corporal e os 7 principais fatores que afetam a composição corporal
Apesar das associações negativas, a gordura corporal é essencial – precisamos de uma certa quantidade para o funcionamento hormonal adequado e para proteger os nossos órgãos e fornecer isolamento. No entanto, uma percentagem mais elevada de gordura corporal pode trazer riscos para a saúde. Entenda sua composição corporal total e os fatores que a afetam para que você possa tomar medidas para se manter saudável.
Os fatores a serem observados
1. Ingestão calórica e qualidade alimentar
É claro que o armazenamento de gordura ocorre quando você cria um excedente calórico (consumindo mais calorias do que queima). Qualquer plano alimentar que ajude a criar um déficit calórico (consumir menos calorias do que queima) pode levar à perda de peso. No entanto, os pesquisadores observaram uma ligação entre a qualidade das escolhas alimentares (mais frutas, vegetais e grãos integrais) e menor percentual de gordura corporal.
2. Atividade física
O exercício e a atividade física diária ajudam a queimar calorias para evitar um excedente calórico. Os exercícios de treinamento de força, em particular, podem ajudar a prevenir a perda muscular à medida que você perde peso.
3. Idade
Entre os fatores que afetam a composição corporal, o envelhecimento pode ser o mais frustrante. As pessoas tendem a perder músculos e ganhar gordura corporal por volta dos 30 anos . Mesmo que o seu peso não mude, essa mudança leva a um maior percentual de gordura corporal. Também pode resultar em roupas mais justas, já que meio quilo de gordura corporal ocupa mais espaço do que meio quilo de músculo. Além disso, uma proporção maior de gordura abdominal (“barriga”) se acumula com a idade, aumentando o risco de diabetes e doenças cardíacas.
É claro que, quando as pessoas ganham peso com a idade, a maior parte desse peso ganho é gordura, e não músculo, por isso, novamente, a percentagem de gordura corporal aumenta.
4. Sexo
Dado o mesmo índice de massa corporal (IMC), as mulheres têm cerca de 10% mais gordura corporal do que os homens. É provável que esta diferença apoie as necessidades energéticas da procriação. As mulheres também aumentaram a gordura corporal durante a gravidez e a lactação. Durante a menopausa, as mulheres tendem a acumular mais gordura ao redor do abdômen.
A testosterona é responsável pelo aumento da massa muscular que os homens têm em comparação com as mulheres.
5. Genética
A genética é responsável por cerca de 40-70% do risco de excesso de peso . Além de afetar os sinais de fome e saciedade, seus genes podem influenciar como e onde você armazena gordura corporal. Mas, é claro, genética não é igual a destino. Nem todas as pessoas com tendência genética para ficarem acima do peso o fazem.
6. Sono ruim
Sono inadequado não significa apenas sentir-se esgotado no dia seguinte. O sono insatisfatório pode aumentar a inflamação e a resistência à insulina, desencadeando o armazenamento de gordura. A falta de sono também apresenta desafios adicionais para a perda de peso: aumento do apetite e da vontade de comer, tornando mais difícil limitar a ingestão de calorias.
7. Estresse
Períodos de estresse preparam seu corpo para o armazenamento de gordura, resultando em seu corpo entrando no “modo de sobrevivência”. Muitos estudos mostram uma associação entre níveis mais elevados do hormônio do estresse cortisol e aumento do tamanho das células adiposas, formação de novas células adiposas e depósitos de gordura abdominal. Além disso, o estresse pode desencadear a alimentação emocional e dificultar a prática de exercícios e o preparo de alimentos saudáveis.
O estilo de vida pode ajudar a superar todos esses fatores
Dado que muitos dos fatores acima estão fora do nosso controle, alterar a composição corporal pode parecer uma tarefa inútil. No entanto, manter atividades regulares (incluindo treinamento cardiovascular e de força) e limitar a ingestão de calorias pode ajudar a evitar o armazenamento excessivo de gordura corporal. Praticar estratégias de autocuidado para melhorar o sono e controlar o estresse também o ajudará a se sentir melhor e poderá ajudar a reduzir o armazenamento de gordura corporal. Se você quiser entender os fatores específicos que afetam a composição corporal discutidos acima, verifique os links abaixo para ideias de especialistas.