Como e por que obter fitonutrientes em frutas e vegetais coloridos

Por que você deve incluir fitonutrientes de frutas e vegetais coloridos em sua dieta? Realmente importa de onde vêm as calorias, desde que você atinja sua meta de calorias?

Ao monitorar sua ingestão de alimentos no MyNetDiary, você provavelmente está atento ao número de calorias diárias que consome. Sim, isso é muito inteligente para perda ou manutenção de peso. Para uma boa saúde, considere também a qualidade dos alimentos que você escolhe para se adequar à sua meta calórica. Uma abordagem simples é buscar uma dieta que inclua uma variedade colorida de frutas e vegetais.

Pense nos antioxidantes como os soldados do corpo que combatem os radicais livres que atacam as células saudáveis, causando doenças e envelhecimento. Os cientistas descobriram milhares de antioxidantes nos alimentos. Existe uma complicada rede de antioxidantes nos alimentos que interagem nas células do corpo. Portanto, não é aconselhável depender de substâncias isoladas, mas sim incluir muitos antioxidantes nos alimentos.

Por mais simples que pareça, os cientistas identificaram importantes antioxidantes que eliminam doenças de acordo com a cor de uma fruta ou vegetal. Os alimentos vegetais foram codificados por cores em sete categorias: vermelho, vermelho/roxo, laranja, laranja/amarelo, amarelo/verde, verde e branco/verde. Por exemplo, o beta-caroteno , encontrado nos pigmentos vermelho, laranja e amarelo, tem sido estudado para a prevenção do câncer de pulmão e de próstata. O licopeno, uma substância que combate o câncer, é encontrado no pigmento vermelho. A luteína, uma substância encontrada em vegetais de folhas verdes, é absorvida pelo olho para proteção contra a degeneração macular.

Por que não tomar suplementos antioxidantes?

Suplementos antioxidantes não são uma boa ideia por vários motivos. Por um lado, os estudos não demonstraram um risco reduzido de doenças crónicas quando os indivíduos tomavam suplementos. Na verdade, em alguns casos, os indivíduos que tomaram suplementos em altas doses mostraram um risco aumentado de doença, como estudos que mostram que o beta-caroteno causou aumento do risco de câncer de pulmão. Outra razão pela qual os suplementos não são recomendados é que, em altas doses, os suplementos podem interagir com os medicamentos. Resumindo: coma uma grande variedade de antioxidantes em alimentos frescos e coloridos para obter o máximo benefício com o menor risco.

Como comer mais cor

Procure frutas e vegetais vermelhos, roxos, laranja, amarelos, verdes e brancos!

  • Salada de espinafre com uvas vermelhas, cenoura e jicama
  • Couve salteada, cogumelos, pimentão vermelho e alho
  • Sobremesa de mirtilos e kiwi fatiado
  • Sopa feita com tomate, milho, cebola, repolho, couve e berinjela
  • Batata roxa assada, couve de Bruxelas, couve-flor e beterraba
  • Salada de frutas com melancia, abacaxi, banana, uva verde e mirtilo
  • Cenouras roxas, amarelas e laranja
  • Fatias de maçãs verdes, laranjas e uvas

Não só a sua saúde se beneficiará com a paleta de antioxidantes coloridos, como também as suas refeições ficarão mais bonitas!

Jean Sobrinho

Especialista em IA e Machine Learning | Consultor de TI | CEO na Gestor de Tráfego e Wordseo Fala sobre #seo, #googleads, #facebookads, #programacao e #gestordetrafego

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo