Saiba por que o chocolate faz bem e todos os benefícios de consumir chocolate
Por fim, algumas boas notícias: por que o chocolate é bom para você! Amamos o chocolate por seu sabor delicioso e textura cremosa, e pesquisas que mostram benefícios à saúde podem nos fazer amar mais o chocolate. Quais são os factos por detrás destas afirmações e serão elas uma boa razão para comer mais chocolate?
Por que o chocolate é bom para você?
O chocolate goza hoje de uma reputação tão saudável como antigamente. Os astecas chamavam sua bebida de chocolate amargo de “alimento dos deuses”. Os europeus acreditavam que o chocolate era um curativo de uso geral. Na verdade, a ciência moderna descobriu evidências de potenciais benefícios para a saúde, como os seguintes:
- Melhor saúde e função dos vasos sanguíneos , ajudando no fluxo sanguíneo adequado
- Diminuição da pressão arterial ; cerca de 4 mm hg para sistólica (número superior) e 2 mm hg diastólica (número inferior) em pessoas com pressão alta
- Diminuição da resistência à insulina , embora as evidências de redução do açúcar no sangue sejam mistas
- Memória melhorada
O que são flavanóis e quanto chocolate é necessário para me beneficiar?
Os flavanóis são compostos vegetais antioxidantes encontrados no chocolate, bem como no chá e no vinho tinto. Pesquisas relacionam o consumo de flavanol a muitos dos benefícios à saúde listados acima. Mas não quebre as barras de chocolate tão rápido. Você teria que comer muitas barras de chocolate (e calorias) para obter a dose de flavanol usada em muitos dos estudos.
Uma revisão publicada na revista Heart comparou o risco de doenças cardiovasculares em pessoas que comem diferentes quantidades de chocolate. Os autores concluíram que comer até 100 g de chocolate por semana estava associado a um menor risco de doenças cardiovasculares. No entanto, houve uma perda de benefícios em quantidades mais elevadas, provavelmente devido ao aumento de açúcar e calorias. É encorajador que comer pequenas quantidades de chocolate possa nos beneficiar, mas, infelizmente, esta revisão não justifica a indulgência.
A Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos permite que os fabricantes afirmem que os produtos com pelo menos 200 mg de flavonóis de cacau podem “promover o fluxo sanguíneo normal”.
Quais chocolates têm mais flavanóis?
Embora o chocolate amargo geralmente tenha mais flavonóides do que o chocolate ao leite, uma alta porcentagem de cacau não é garantia. A porcentagem de cacau no rótulo pode incluir manteiga de cacau, que é apenas gorda e não contém flavonóides. Os métodos de processamento afetam o conteúdo de flavanol. Por exemplo, o cacau em pó processado na Holanda tem menos flavonóides do que o cacau natural.
A empresa de testes independente ConsumerLab analisou o teor de flavonóides de vários produtos de cacau e chocolate. A análise revelou que o teor de flavanol variou significativamente entre os produtos. Chocolate para panificação, chocolate amargo, cacau em pó e extratos de cacau apresentaram os níveis mais altos de flavanol. Muitos chocolates amargos fornecem os 200 mg de flavonóis recomendados em uma porção de 30 gramas. Infelizmente, os fabricantes não são obrigados a relatar o conteúdo de flavanol, e o ConsumerLab exige uma assinatura paga para visualizar a análise.
O que mais há no meu chocolate?
Os benefícios de comer chocolate geralmente vêm com um alto custo calórico. O conteúdo calórico varia, de apenas 15 calorias em duas colheres de sopa de cacau em pó a 200 em uma barra de chocolate amargo especial Hershey’s e 410 em um brownie duplo de chocolate Starbucks .
O chocolate vem com alguns bônus nutricionais. Uma porção de 30 gramas de chocolate amargo contém
Calorias: 170
Fibra: 3 g
Magnésio: 65 mg (16% DV)
Potássio: 203 mg (6% DV)
Ferro: 3,4 mg (19% DV)
O chocolate também contém pequenas quantidades de cafeína . Uma onça de chocolate amargo contém 23 mg de cafeína, enquanto uma onça de chocolate ao leite contém apenas 6 mg – doses relativamente baixas em comparação com cerca de 100 mg em uma xícara de café.
Take-away de chocolate
Quem não quer uma desculpa para comer chocolate? Sem dúvida, saber que o chocolate traz benefícios à saúde atrai quase todo mundo. Mas tenha em mente que os produtores de chocolate financiam grande parte da investigação, que apenas reporta benefícios menores, como revelado acima. Uma dose diária de chocolate não substitui uma dieta balanceada à base de vegetais, repleta de múltiplas substâncias benéficas.
Se um pequeno pedaço de chocolate amargo e rico satisfaz seu apetite por um doce e ajuda você a resistir a comer outra sobremesa ou um pacote de batatas fritas, então o chocolate tem um benefício para você! Comer conscientemente um pedaço de chocolate saboroso pode ser agradável e satisfatório. Se também fornecer algum dos benefícios de saúde alegados, melhor ainda.