5 dos melhores alimentos para melhorar a saúde do seu cérebro

Você já se perguntou quais são alguns dos melhores alimentos para a saúde do cérebro? Embora não exista um alimento ou suplemento mágico que salve seu cérebro, incluir esses alimentos e bebidas em sua dieta é um ótimo lugar para começar.

Beber chá apoia a saúde do cérebro

Depois da água, o chá é a bebida mais consumida em todo o mundo. O chá preparado (não o tipo em pó) contém vários compostos que têm efeitos positivos na saúde do cérebro. A maioria das pessoas está familiarizada com a cafeína e seu impacto no desempenho cognitivo. Além disso, o chá contém L-teanina, que demonstrou impactar positivamente o humor, impactando os níveis de serotonina e dopamina no cérebro. Pode fazer você se sentir relaxado, mas não sonolento. O chá verde contém polifenóis que beneficiam o corpo de diversas maneiras. Um polifenol no chá é galato de epigalocatequina abreviado (EGCG). A pesquisa mostrou que este polifenol tem poderosos efeitos antioxidantes, reduzindo o estresse celular e a inflamação.

A forma mais saudável de consumir o chá é simples, sem adição de açúcar ou leite, para não adicionar calorias e/ou gordura extras. Da próxima vez que você quiser beber algo diferente, experimente uma xícara de chá preparado.

Peixe gordo – Um dos melhores alimentos para a saúde do cérebro

Dietas ricas em ácidos graxos ômega 3 (em particular docosahexaenóico ou DHA) podem ajudar na prevenção do declínio cognitivo que acompanha o envelhecimento. Os ácidos graxos ômega 3 são abundantes em peixes de água fria, como salmão, cavala, atum, arenque e sardinha. Um estudo em particular mostrou que o consumo de peixe preveniu o declínio cognitivo, especialmente em indivíduos portadores de APOE4. Assim, o consumo de peixe pode ser ainda mais importante em pessoas com uma determinada constituição genética. Os benefícios dos ácidos graxos ômega 3 não param na saúde do cérebro. Na verdade, o ômega 3 pode proporcionar uma ampla gama de benefícios à saúde quando se trata de doenças cardiovasculares, asma e artrite, etc. Precisa de novas idéias sobre maneiras de preparar peixes gordurosos? Aqui está uma receita para uma saborosa salada de arenque em conserva com rúcula – salada de arenque em conserva .

Mirtilos são realmente um superalimento para o cérebro

Se você precisar de outro motivo para comer mais mirtilos, não procure mais. Essas frutas saborosas e de baixo teor calórico são ricas em um fitoquímico chamado flavonóides. Os mirtilos podem ajudar a proteger o cérebro dos danos dos radicais livres. Também foi demonstrado que os compostos dos mirtilos diminuem a inflamação. Aqui está uma receita rápida e fácil de aveia adoçada principalmente com mirtilos e uma pequena quantidade de xarope de bordo puro. Aveia de bordo

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Consumir grãos integrais para a saúde do cérebro

Não fuja dos carboidratos se quiser manter seu cérebro saudável. Embora o cérebro seja o órgão mais gorduroso do corpo, sua fonte de combustível preferida é a glicose. Todos os tipos de carboidratos se decompõem em glicose no corpo. As escolhas mais saudáveis ​​de carboidratos são os grãos integrais, grãos onde o germe, o farelo e o endosperma estão intactos. Pense em quinoa, cevada, aveia, arroz integral, etc. Ao escolher grãos integrais você estará fornecendo ao cérebro e ao corpo vitaminas, minerais e fibras alimentares importantes para manter a saúde. Quer saber mais sobre grãos integrais? Confira esta postagem do blog.

A água é um superalimento para o cérebro

Muitas pessoas sabem que a água é importante para a saúde geral. Mesmo assim, muitos dos meus clientes ficam ocupados durante o dia e esquecem de beber água. Se você está procurando uma maneira fácil de garantir o desempenho ideal do cérebro, priorize atender às suas necessidades diárias de água . Como o cérebro é composto por muita água (mais de 75%), mesmo a desidratação leve prejudica a atenção e a memória. Num pequeno estudo que analisou jogadores de golfe, a desidratação ligeira (classificada como uma alteração de -1-2% na massa corporal) teve um impacto negativo na precisão, na distância e no julgamento da distância.

Não tem certeza de quantas onças de líquidos você consome por dia? MyNetDiary facilita o controle da quantidade de água que você consumiu. No lado esquerdo do painel, nas etapas, você verá um ícone de copo de água. Basta tocar neste ícone para definir uma meta diária de água e monitorar sua ingestão.

Para concluir

Incluir esses super alimentos cerebrais em sua dieta é um bom ponto de partida quando se trata de saúde cerebral. Se você quiser saber mais sobre o plano de dieta mais saudável a seguir para o seu cérebro, dê uma olhada na Dieta Mediterrânea. Este tipo de plano alimentar caracteriza-se por um elevado consumo de azeite (rico em gordura monoinsaturada), vegetais, frutas, proteínas vegetais, peixe, cereais integrais e um consumo moderado de vinho tinto. Numerosos estudos controlados e observacionais associaram este plano de dieta não apenas a um menor risco de doença de Alzheimer, mas também a um menor risco de diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares. 


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Jean Sobrinho

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