Veja como aplicar a gratidão à sua rotina diária
Você sabia que dar valor à comida pode sair pela culatra na perda de peso, pois há literalmente benefícios para a saúde com um pouco de gratidão? Aprenda como praticar a gratidão pode ajudá-lo a atingir seus objetivos de estilo de vida saudável.
A gratidão traz muitos benefícios à saúde
Os psicólogos definem a gratidão como um estado geral de agradecimento ou apreciação. É uma apreciação pelo que uma pessoa recebe, pelo que é valioso e pelo que é significativo para si mesma. A gratidão nos encoraja a reconhecer que a fonte dessa bondade está fora de nós mesmos. Também nos conecta a outras pessoas, à natureza ou a um poder superior.
Pesquisas em saúde indicam que a gratidão está associada a uma maior sensação de bem-estar, como maior felicidade e satisfação com a vida. Além disso, um número crescente de estudos sugere que a apreciação profunda tende a tornar as pessoas fisicamente mais saudáveis e faz com que adotem estilos de vida mais saudáveis. Por exemplo, estudos descobriram que a gratidão está associada a benefícios para a saúde, como melhoria da duração e qualidade do sono, menos fadiga, diminuição da inflamação, função imunitária mais forte, melhoria da função dos vasos sanguíneos, menos queixas físicas, menor depressão e ansiedade, e ainda melhor controlo do açúcar no sangue.
Será que estamos subestimando a nossa alimentação e prejudicando a nossa saúde?
Fala-se muito hoje em dia sobre o quanto o público em geral está desconectado de nossas fontes alimentares. Como resultado, poderíamos considerar a comida garantida. Por exemplo, você já se pegou reclamando que há muitos cereais ou iogurtes para escolher? Pense nisso: reclamar da superabundância de comida? Será que uma subestimação do nosso abundante abastecimento alimentar pode estar a prejudicar a nossa saúde? Dito de outra forma, será que a gratidão pode realmente melhorar e beneficiar a nossa saúde psicológica e física?
6 maneiras de aplicar gratidão à comida e à alimentação
1. Aprecie os esforços que as pessoas fazem para preparar os alimentos que você ingere
Pense no que é necessário para levar a comida ao seu prato. Os agricultores cultivam o solo e plantam, cultivam, cuidam e colhem as plantas, ou criam animais para nossa alimentação. As plantas ou carnes são então limpas, classificadas, processadas e embaladas pelos trabalhadores. Os motoristas transportam os alimentos para a mercearia ou mercado. Lá, os trabalhadores estocam as prateleiras para que possamos fazer nossas seleções com facilidade. Um caixa registra nossas compras e um empacotador as coloca em sacolas. Depois, você ou alguém da sua casa prepara a refeição para que você finalmente possa saboreá-la. Agora, se quiser, rastreie a origem de uma refeição em um restaurante. Sim, percorremos um longo caminho desde os primeiros caçadores e coletores! Definitivamente existe o risco de dar valor à alimentação sem pensar em todas essas etapas, certo?
2. Reserve um tempo para usar todos os seus sentidos ao comer
Aprecie as cores, aromas e sabores dos alimentos. Talvez, arrume a mesa com louças atraentes, acenda uma vela e coloque uma música para relaxar e aumentar o prazer da refeição.
3. Faça uma pausa antes de comer para agradecer pela comida
Respire fundo e expresse gratidão conscientemente, seja como uma declaração à sua família ou convidados, ou na forma de um mantra, oração ou poema – em silêncio ou em voz alta.
4. Faça compras em um mercado que ofereça produtos locais.
Faça perguntas sobre onde as culturas foram cultivadas e por quem. Aprenda sobre suas fontes de alimento. Isso conecta você mais profundamente aos alimentos que você ingere.
5. Cultive seus próprios vegetais, frutas e ervas.
Você pode obter prazer diário cultivando e cuidando de uma horta de qualquer tamanho ou recipiente ou cultivando frutas frescas ou suas próprias ervas. Você já percebeu que o seu próprio produto tem um sabor melhor, mesmo que não seja uma colheita premiada?
6. Estenda a gratidão além da comida, ao seu corpo, saúde e vida em geral.
Você pode considerar manter um diário de gratidão ou um pote de gratidão. Para um “frasco de gratidão”, mantenha tiras de papel e uma caneta ao lado. Então, todos os dias, escreva pelo menos uma coisa pela qual você é grato. Antes que você perceba, o frasco estará cheio!
A gratidão é um estado de espírito e praticá-la oferece benefícios à saúde que nos tornam mais felizes e saudáveis.