Coloque os cintos de segurança durante este passeio pela Croácia e saboreie alguns dos aspectos únicos desta dieta mediterrânea específica, que inclui romãs, cordeiro e erva-doce.
Dieta Mediterrânica – Não esqueçamos a Croácia
Quando você pensa na Dieta Mediterrânea , provavelmente sonha com azeite extra virgem saudável para o coração, peixe, legumes, nozes, grãos integrais e frutas e vegetais dos países da Itália, Espanha e Grécia. No entanto, não esqueçamos que o fascinante azul do Mar Mediterrâneo não atinge apenas estes destinos de férias, mas também os estados balcânicos da Bósnia, Croácia e Montenegro. Ao visitar recentemente Dubrovnik, a cidade mais meridional da Croácia, aprendi que os croatas acrescentam o seu próprio toque à Dieta Mediterrânica, com muitas iguarias culinárias únicas para oferecer.
Benefícios para a saúde de uma dieta mediterrânea: estilo croata
A Croácia tem uma costa continental no Mar Adriático com mais de 1.600 quilômetros, além de mais de 1.000 ilhas. Este país mediterrâneo não enfatiza apenas o peixe como parte da dieta, mas também a romã, o cordeiro e a erva-doce.
Romãs
Crescendo em Dakota do Sul, as romãs eram uma fruta vermelha única de Natal que melhorava nossos lanches apenas em dezembro. Quando criança, eu gostava de desenterrar os grãos doces e vermelhos com a língua, tomando cuidado para não comer a membrana branca e amarga, fina como papel, que os rodeava. No entanto, na Croácia, as romãs amadurecem no outono e são tão baratas e abundantes que são consumidas no café da manhã, almoço, jantar e lanches. Na Croácia, caminhámos até à atraente praia através de bosques repletos de romãs vermelhas. Isso me lembrou dos cachos de maçãs vermelhas que colhemos no pomar de maçãs do meu irmão em Minnesota, no outono.
As romãs, sejam consumidas como fruta ou como suco, têm recebido muita atenção recentemente como um “superalimento” devido às suas altas propriedades antioxidantes. No entanto, existem muitos outros benefícios nutricionais.
Benefícios nutricionais das romãs
- Fibra
- Proporciona uma sensação de saciedade que ajuda na perda de peso
- Uma romã fornece 6,2 gramas de fibra. O americano médio come apenas 15 gramas de fibra por dia, quando mais de 25 gramas de fibra são recomendados todos os dias. Uma romã ajuda você a atingir seus objetivos de fibra e tem um gosto bom!
- Baixo em calorias
- Uma romã inteira (3 ⅜ polegada de diâmetro) contém apenas 128 calorias.
- Vitamina C
- Apoia um sistema imunológico saudável para evitar resfriados no inverno
- Uma romã fornece 26% da quantidade diária recomendada de vitamina C.
- Antioxidantes poderosos
- As antocianinas, flavonóides de cor vermelha, podem ajudar a diminuir o risco de doença coronariana, reduzindo o colesterol e a pressão arterial.
- O ácido elágico pode ajudar a prevenir ou retardar a propagação de células cancerígenas
- Potássio
- Ajuda na redução da pressão arterial
- Cru
- Corte para um lanche para mergulhar em hummus
- Pique bem e adicione a uma salada verde
- Assar
- Em forno bem quente, 400 graus F, coloque em uma assadeira, cubra com azeite e misture com outros vegetais cortados em tamanho semelhante, como cenoura, pimentão vermelho e cebola. Asse até dourar levemente e caramelizar, cerca de 20-30 minutos. Misture após 15 minutos para dourar uniformemente.
- Ensopado
- Adicione um pouco de erva-doce em cubos às outras raízes e à carne, para realçar o sabor do guisado e, ao mesmo tempo, adicionar uma doçura sutil.
- Benefícios de beber chá de erva-doce
- A erva-doce é usada há séculos para fins medicinais
- As donas de casa alemãs me recomendaram dar chá de erva-doce para acalmar e ajudar na digestão do nosso bebê com cólicas. Sim, isso me ajudou a recuperar mais algumas piscadelas de sono!
- Alguns estudos demonstraram que trocar o chá de erva-doce pelo chá preto pode atuar como um inibidor de apetite e ajudar a diminuir o desejo por calorias entre as refeições.