Como prevenir o diabetes naturalmente

O que você precisa saber sobre alimentação baseada em vegetais e diabetes

As estatísticas mostram que muitas pessoas com pré-diabetes desenvolverão diabetes tipo 2 dentro de cinco anos sem um estilo de vida saudável. Aprenda como prevenir o diabetes tipo 2 naturalmente, incorporando uma dieta baseada em vegetais.

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) estimam que 97,6 milhões de adultos americanos (38% dos adultos norte-americanos) têm pré-diabetes. O pré-diabetes ocorre quando a glicose (açúcar) no sangue de um indivíduo está acima do normal, mas não o suficiente para diagnosticar diabetes tipo 2. As estatísticas mostram que sem um estilo de vida saudável, muitas pessoas com pré-diabetes desenvolverão diabetes tipo 2 dentro de cinco anos. Como parte de um estilo de vida saudável, seguir uma dieta baseada em vegetais pode ajudar a prevenir o diabetes naturalmente.

Alimentação baseada em vegetais e diabetes

Por que pegar uma maçã em vez do charque?

Se você está procurando uma abordagem prática para ajudar a prevenir o diabetes tipo 2, considere uma dieta baseada em vegetais. Direta e simples, uma dieta baseada em vegetais enfatiza alimentos derivados de plantas (vegetais, grãos integrais, legumes, frutas) com poucos ou nenhum produto de origem animal.

Você pode estar se perguntando como essa dieta possivelmente reduz o risco de diabetes quando a maioria dos alimentos vegetais são ricos em carboidratos. Sim, os carboidratos têm o maior impacto no aumento do açúcar no sangue se consumidos em abundância de uma só vez. No entanto, uma dieta vegetariana que inclua alimentos minimamente processados, ricos em nutrientes e ricos em fibras mostra resultados promissores na redução do risco de diabetes.

Cinco maneiras pelas quais uma dieta baseada em vegetais pode ajudar a prevenir o diabetes naturalmente

1. Uma menor ingestão de gordura saturada melhora a função da insulina no fígado e nas células musculares.

Com menor teor de gordura saturada, encontrada principalmente em fontes animais, uma dieta baseada em vegetais melhora a função e a sensibilidade da insulina. A insulina do corpo transporta o açúcar do sangue para as células do corpo. A gordura saturada diminui a sensibilidade à insulina, um componente do diabetes tipo 2.

2. Uma dieta baseada em vegetais também tem baixo teor de gordura total.

Menos gordura na dieta geralmente significa menos calorias, o que pode levar à perda de peso. Um peso saudável com menos gordura corporal central é fundamental para a prevenção do diabetes. Os cientistas também acreditam que a menor ingestão de gordura pode ativar genes que ajudam a proteger contra alterações celulares que aumentam o risco de diabetes.

3. O maior teor de fibras de uma dieta baseada em vegetais melhora a saciedade nas refeições, fazendo com que você consuma menos calorias.

Uma dieta rica em fibras também retarda a absorção de açúcar no sangue. Menos absorção de açúcar no sangue significa menos estimulação da insulina – ambos positivos para a prevenção do diabetes.

4. Indivíduos com dietas baseadas em vegetais têm menores reservas de ferro.

Estoques elevados de ferro estão correlacionados com resistência à insulina e diabetes. Conhecidos por aumentar o estresse e os danos celulares, os níveis mais elevados de ferro podem, subsequentemente, levar à inflamação crônica, doenças cardíacas e diabetes tipo 2.

5. As dietas à base de vegetais tendem a ter menos calorias, o que leva ao controle do peso.

Comer menos calorias pode ajudar a conservar a resposta da insulina pancreática nas refeições. Por outro lado, comer demais pode simplesmente “fazer cocô no pâncreas” mais cedo ou mais tarde.

As dietas à base de plantas incluem um amplo espectro de padrões alimentares, desde veganos (sem produtos de origem animal) até semivegetarianos.

  • Vegano: apenas alimentos vegetais.
  • Vegano cru: À base de vegetais, frutas, nozes e sementes, legumes e grãos germinados com 75-100% na forma crua.
  • Ovo-lacto-vegetariano: Alimentos à base de plantas, incluindo laticínios e ovos.
  • Ovo-vegetariano: Inclui ovos e ovoprodutos, mas não laticínios.
  • Lacto-vegetariano: Inclui laticínios, mas não ovoprodutos.
  • Pescatarian: Somente alimentos vegetais e peixes.
  • Semivegetariano ou flexitariano: Alimentos à base de plantas e ocasionalmente peixes, aves ou carnes.

Precisa de evidências? Aqui está uma amostra de pesquisas a favor da alimentação baseada em vegetais para prevenção e controle do diabetes

The Adventist Health Study 2

The Nurses’ Health Studies

Uma dieta baseada em vegetais para a prevenção e tratamento do diabetes tipo 2

Como você pode usar essas informações sobre alimentação baseada em vegetais para tratar ou prevenir o diabetes naturalmente?

  • Honre seu estilo alimentar e preferências únicos ao decidir que tipo de dieta baseada em vegetais funciona para você.
  • Se você já segue uma dieta baseada em vegetais, está no caminho certo!
  • Não está pronto para se tornar vegetariano? Basta adicionar mais alimentos vegetais ao seu prato e menos alimentos de origem animal.
  • Experimente uma segunda-feira sem carne ou inclua alguns jantares vegetarianos na sua semana.
  • Se você atualmente segue uma dieta baseada em carne, tente limitar a carne a 1/4 do prato, deixando mais espaço para alimentos vegetais.
  • Não importa o estilo de dieta baseada em vegetais que você escolher, concentre-se sabiamente em alimentos integrais e menos processados. Procure uma dieta bem planejada, rica em nutrientes e baseada em vegetais.
  • Se você tem diabetes, experimente para ver se as refeições vegetarianas resultam em níveis mais baixos de glicose pós-refeição.
  • Numa dieta vegana, é crucial incorporar alimentos ricos em nutrientes, como feijões secos, nozes, sementes, grãos integrais, folhas verdes escuras e alimentos enriquecidos com cálcio e vitamina D. Isso ajuda a obter proteínas adequadas, ácidos graxos ômega-3, vitamina B12, cálcio, vitamina D, ferro, zinco e iodo. Você também pode precisar adicionar alguns suplementos para atender às suas necessidades nutricionais.

Jean Sobrinho

Especialista em IA e Machine Learning | Consultor de TI | CEO na Gestor de Tráfego e Wordseo Fala sobre #seo, #googleads, #facebookads, #programacao e #gestordetrafego

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo