Desfrute de férias sem culpa com estas dicas de alimentação saudável e consciente

Quando você aplica nossas dicas de alimentação consciente, os feriados que desafiam a dieta se tornam o momento perfeito para desfrutar dos cafés da manhã, banquetes de escritório e buffets de sobremesas. Nesta temporada, a culpa pelas escolhas alimentares não será mais uma tradição anual.

As férias oferecem uma oportunidade única para experimentar dicas de alimentação consciente

O grande foco na comida durante as festas de fim de ano pode tentá-lo a comer demais. Os favoritos do feriado, como peru assado com molho, biscoitos gelados e torta de abóbora, muitas vezes evocam conexões emocionais poderosas. Saber que essas guloseimas especiais estão disponíveis apenas uma vez por ano pode ser um obstáculo. Você consegue comer esses alimentos sem exagerar? A pressão adicional da família e da sociedade para comer e beber enquanto está ocupado, estressado e cansado não ajuda. Não é à toa que os feriados trazem à tona sentimentos contraditórios e frustram as chances de um relacionamento saudável com a comida.

Comer consciente significa prestar atenção à comida, às respostas físicas e emocionais e à experiência alimentar sem julgamento. A correria e as distrações das festas de fim de ano incentivam o oposto da atenção plena. No entanto, é uma oportunidade perfeita para incorporar até mesmo pequenos elementos da prática comprovada. Seguir dicas de alimentação consciente pode permitir que você desfrute da comida do feriado sem culpa e sem comer demais. Qual melhor presente para se dar?

Como você pode comer com atenção durante as férias

Sintonize os sinais de saciedade

Como há inúmeras oportunidades de comer durante as festas de fim de ano, provavelmente há muitas vezes que você come, mas não sente muita fome. Uma das dicas mais produtivas para uma alimentação consciente é se perguntar se você está comendo por pressão social, hábito ou como forma de alívio do estresse. Se estiver com fome, você apreciará ainda mais a comida. Se você reconhecer que não está com tanta fome e ainda assim optar por comer (o que é bom!), pelo menos você o fará com consciência e terá menos probabilidade de comer demais.

Coma de um prato

É tão fácil comer mais do que pretendemos quando comemos diretamente das bandejas. Pesquise as opções com antecedência, pegue um prato pequeno e coloque alguns favoritos no prato, pulando a comida chata do dia a dia. Colocar a comida em um prato permite que você se afaste da mesa, preste atenção na comida e considere se está realmente com fome antes de voltar para comer mais.

Aprecie a comida

Uma atitude de gratidão não serve apenas para o Dia de Ação de Graças. Reserve apenas um momento diariamente para apreciar o que trouxe a comida até você, seja o esforço de um familiar querido ou dos trabalhadores de uma fábrica de cana-de-açúcar. Praticar a gratidão incentiva você a desacelerar e pode até aumentar a sensação de felicidade!

Observe a comida com todos os seus sentidos – a cor, a forma, o cheiro, a textura. Capture todas as memórias que essas observações lhe trouxerem. Essa consciência pode levar a maior prazer e satisfação em comparação com comer sem pensar.

Não se prive

Evitar totalmente suas guloseimas favoritas do feriado pode fazer com que você deseje ainda mais por elas, levando a comer demais. Experimente permitir-se saborear pequenas porções sem culpa. Lembre-se de que nenhum alimento irá atrapalhar seus esforços.

Cuide-se

As férias podem ser estressantes, o que pode desencadear uma alimentação emocional. Estratégias de alimentação consciente ajudam a identificar quando você recorre à comida para aliviar o estresse, não para a fome. Agende algum tempo para você. Permita-se recusar eventos e invista em atividades reconfortantes que não envolvam alimentação. Faça uma lista de chupetas não alimentares, como um banho de espuma, progredir em um hobby, ouvir sua música favorita ou saborear um chá sazonal perfumado.

Cuidado com a sua linguagem (comida)

Afirmações como “Vou ser bom” ou “Estes alimentos são ruins e eu não deveria comê-los” podem causar julgamento e induzir culpa. Mesmo que você não diga essas palavras em voz alta, esses pensamentos internos podem atrapalhar você se você aceitá-los como fatos. Reformule com afirmações como “Estou ouvindo meu corpo, apreciando os sabores desta refeição e comerei até ficar satisfeito” ou “Nenhum alimento está proibido, mas irei apreciá-los mais se os comer conscientemente. ”

Faça reuniões sobre mais do que apenas comida

Apesar da ênfase geral na comida durante cada celebração, lembre-se do que é realmente importante: celebrar a época com a família e amigos. Planeje um jogo de tabuleiro competitivo, um projeto voluntário ou uma caminhada pós-refeição. Você nunca sabe o que pode se tornar uma nova tradição de férias.

Essas dicas de alimentação consciente podem ajudar suas férias a serem mais satisfatórias e lançar você em hábitos alimentares saudáveis ​​durante todo o ano.

Jean Sobrinho

Especialista em IA e Machine Learning | Consultor de TI | CEO na Gestor de Tráfego e Wordseo Fala sobre #seo, #googleads, #facebookads, #programacao e #gestordetrafego

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo