Existem muitos planos alimentares estruturados disponíveis para perda de peso. Quer aprender fatos importantes sobre a dieta cetônica? Esta postagem descreve a dieta cetogênica – o que é, os prós e os contras e se é ou não eficaz para perda de peso.
Fatos e história da dieta cetogênica
A dieta cetogênica é uma entrada mais recente no cenário da perda de peso, mas já existe há muito mais tempo. Há centenas de anos, as pessoas reconheceram que o jejum ajudava a controlar as convulsões, como as da epilepsia. Mas o jejum não é uma solução realista a longo prazo. Eventualmente, a dieta cetogênica evoluiu para imitar os aspectos metabólicos do jejum. Ainda é usado, principalmente em crianças que não respondem bem aos medicamentos que controlam as convulsões. Um efeito colateral indesejável da dieta nas crianças é a perda de peso. Deve ser dada especial atenção às crianças que seguem esta dieta para garantir que mantêm uma ingestão alimentar suficiente para apoiar o crescimento e manter o peso. Foi esse efeito colateral indesejável que chamou a atenção das pessoas que fazem dieta para a dieta cetogênica. Agora está sendo promovido para tratar a obesidade.
Esta dieta extremamente restritiva cria um estado metabólico chamado cetose. A restrição severa de carboidratos muda o metabolismo para a queima de gordura para necessidades energéticas. Pessoas com diabetes tipo 1 estão familiarizadas com a cetose, pois ela sinaliza insulina insuficiente e controle deficiente da glicose, forçando o metabolismo da gordura para necessidades energéticas. Os subprodutos do metabolismo da gordura são as cetonas, que são rapidamente eliminadas pelos rins para evitar o acúmulo de substâncias tóxicas. Um outro efeito colateral: a supressão do apetite, é um benefício para quem faz dieta. Você acaba comendo menos calorias do que precisa, e o déficit leva à perda de peso, já que a gordura é queimada preferencialmente para as necessidades energéticas.
Dicas cetônicas para iniciantes
A dieta cetogênica deve ser extremamente restritiva para levar o metabolismo à cetose. A porcentagem aproximada de calorias é:
- 70-75% de gordura
- 20% de proteína
- 5-10% de carboidratos
Todos os alimentos típicos com carboidratos são proibidos, exceto alguns vegetais em pequenas quantidades.
Ao contrário da crença popular, esta não é uma dieta rica em proteínas. Com 20% das calorias, a proteína é limitada a uma quantidade modesta. Por exemplo, para uma ingestão diária de 1.600 calorias, a proteína seria de 80 gramas, ou cerca de 25 a 30 gramas para cada uma das 3 refeições. Isso é aproximadamente uma porção de 4 onças de carne, não um bife gigante. E os alimentos proteicos devem ser restringidos para deixar espaço para alimentos ricos em gordura.
A lista de alimentos permitidos é muito específica e a maioria dos alimentos é rica em gordura:
- Creme
- Queijos gordos
- Requeijão cremoso
- Nata
- Ovos
- Carne vermelha, aves ou peixe
- Bacon
- Óleos vegetais
- Abacate
- Manteiga de nozes e nozes, em quantidades restritas, devido ao teor de carboidratos
- Quantidades muito pequenas de vegetais com baixo teor de carboidratos, como verduras, brócolis, couve-flor, cogumelos, pepino, pimentão, abobrinha e tomate.
Digamos que você queira manter o número de gramas de carboidratos em 5% das calorias. A dieta de 1.600 calorias permitiria 20 gramas de carboidratos. Se você comeu 2 colheres de sopa de manteiga de amendoim, que contém carboidratos, você pode adicionar 1/2 abacate e 1 xícara de espinafre cozido. É isso para carboidratos. Todos os seus outros alimentos teriam que vir da lista acima.
Observação: muitas pessoas optam por monitorar os carboidratos líquidos, ou seja, o total de carboidratos menos a fibra alimentar. Isso permite mais porções de vegetais no plano.
Prós
- O benefício óbvio para quem está fazendo dieta é que, se você seguir a dieta por tempo suficiente, entrará em cetose e começará a queimar mais gordura e a perder peso. A cetose leva algum tempo para se desenvolver; você não entra nesse estado no dia 1 ou mesmo no dia 3 da dieta. Bastões de cetona na urina podem ser usados para testar cetonas na urina; alguns planos de dieta cetônica recomendam este teste para monitorar a cetose.
- A supressão da fome é um benefício claro para quem faz dieta e tem dificuldade em seguir dietas padrão de baixas calorias.
- Se você estiver acima do peso e em risco de diabetes tipo 2, hipertensão ou doença cardíaca, e perder peso significativo, seu risco poderá diminuir proporcionalmente, apesar da ingestão extremamente elevada de gordura.
Contras
- Desequilíbrios nutricionais: a dieta é desequilibrada, carente de muitos nutrientes. Os nutrientes potencialmente problemáticos são cálcio, magnésio e potássio. vitamina C, vitamina A, vitamina D, vitaminas B e fibras. Também é pobre em carotenóides, antioxidantes e probióticos.
- Não deve ser considerada uma dieta de longo prazo porque é desequilibrada. Claro, você pode tomar suplementos vitamínicos e minerais. Ainda assim, nenhum suplemento pode substituir fibras vegetais naturais, antioxidantes, polifenóis, probióticos e prebióticos. Por exemplo, você poderia tomar um suplemento probiótico. No entanto, sem nada para viver, essas bactérias probióticas caras simplesmente morrerão.
- Restrições alimentares extremas. O caráter extremamente restritivo desta dieta dificulta a vida social. Não é permitido realizar refeições normalmente servidas em restaurantes ou na casa de outras pessoas. Pode ser muito isolador, pois você precisará preparar todas as refeições e lanches em casa.
- Cheiro corporal. As cetonas, subprodutos da cetose, são os mesmos produtos químicos usados no removedor de esmalte. Na verdade, um sinal de cetoacidose diabética é o hálito com cheiro de removedor de esmalte. Se você não fica muito perto de pessoas, isso pode não ser uma preocupação. Alguns casais fazem dieta juntos, tornando o preparo das refeições e quaisquer problemas de odor menos onerosos.
- Tédio. Toda aquela comida gordurosa, dia após dia, envelhece. Sem crocância ou sabor refrescante de fruta, sem falar em todos os alimentos que as pessoas apreciam diariamente, desde aveia até pizza. Tudo fora dos limites. Quanto creme de leite ou abacate você aguenta?
- Fazendo a transição de volta à alimentação normal. Poucas pessoas manteriam uma dieta cetogênica indefinidamente, por causa do tédio e do isolamento social, senão por problemas nutricionais. Mas, no momento, há pouco acordo sobre como fazer a transição de volta para uma ingestão alimentar mais normal. Adicionar carboidratos inevitavelmente mudará o metabolismo, resultando em alguma recuperação de peso, principalmente de água no início. Isso pode ser desanimador.
- Efeito rebote. Como acontece com qualquer dieta extremamente restritiva, a tendência é exagerar e se deliciar com todos os alimentos que você sente falta há tanto tempo. Nesse caso, você poderá recuperar mais do que apenas alguns quilos de água. Se você voltar aos métodos anteriores de promoção de ganho de peso, recuperará todo o peso. Não é um bom plano. Então você precisa de alguma estrutura para retornar à alimentação normal.
- Complicações para condições médicas existentes. Ninguém com uma condição médica existente deve iniciar esta dieta sem primeiro consultar um médico e também compreender os fatos da dieta cetônica. Pessoas com diabetes que tomam insulina (ou qualquer medicamento com alto risco de hipoglicemia) precisam discutir questões de segurança com seu médico antes de iniciar este plano. Você pode ser aconselhado a seguir a dieta de forma intermitente. Existem alguns relatos de perda de períodos menstruais e possível infertilidade em mulheres que seguem esta dieta. No entanto, não há evidências sólidas de que isso seja causado pela dieta cetogênica, em oposição à mera restrição calórica e perda de peso. Se você seguir esta dieta e desenvolver amenorreia, pare e consulte um médico.
Custo
Uma dieta cetogênica não custará muito mais ou menos do que suas compras normais. Não se espera que você compre refeições ou produtos especiais de marca. Todos os alimentos estão disponíveis em qualquer supermercado. Trabalhar com um nutricionista registrado no planejamento e acompanhamento da dieta aumentaria modestamente o custo geral.
Resumo
Funciona?
Sim, funciona se você fizer a transição para a cetose com sucesso e seguir a dieta por tempo suficiente para perder peso.
Quem se beneficiaria mais com esta dieta?
Pessoas que desejam perder peso e não tiveram sucesso em seguir dietas mais liberais de baixas calorias podem gostar do plano cetônico. Restrições claras diminuem as opções. Às vezes, as pessoas ficam aliviadas por terem apenas uma lista simples do que podem comer, omitindo a escolha da equação de perda de peso. Além disso, as pessoas que estão motivadas por ver o número na balança cair mais rapidamente do que meio quilo por semana podem gostar desta dieta. Assim, em geral, as pessoas que são motivadas por resultados e que se saem melhor com menos opções, e que não se importam com a natureza socialmente isolada desta dieta, podem beneficiar.
É viável a longo prazo?
Não não é. É nutricionalmente desequilibrado e os suplementos não conseguem compensar todas essas deficiências. Como a perda de peso é uma nova aplicação para esta dieta, e poucas pessoas a seguem por muito tempo, há poucos dados sobre o que uma dieta cetogênica pode significar para a saúde futura.
Eu gosto dessa dieta?
Eu não faria uma dieta cetogênica, mas sei que muitas pessoas obtiveram sucesso na perda de peso com ela. Meu conselho é trabalhar com um profissional que entenda os fatos da dieta cetônica e possa ajudá-lo a segui-la com sucesso, talvez por um curto prazo, e depois fazer a transição depois que suas metas de peso forem alcançadas.
Recursos
As dietas cetogênicas estão sendo usadas agora para várias doenças cerebrais. A Fundação Charlie fornece informações sobre terapia cetogênica para convulsões. O site contém receitas e informações que seriam úteis para pessoas em dietas cetogênicas para perda de peso. Medical News Today tem alguns fatos sobre a dieta cetônica .