Os suplementos ajudam no crescimento do cabelo?
Cabelo saudável requer nutrientes adequados, mas os suplementos para queda de cabelo funcionam? Saiba se as vitaminas e minerais populares tomados para queda de cabelo são eficazes.
Quais são os nutrientes essenciais para um cabelo saudável?
As pessoas começam a perder cabelo por vários motivos: alterações hormonais, estresse, doenças e rápida perda de peso. Como resultado, existem inúmeros remédios recomendados para prevenir e tratar a queda de cabelo. Algumas das abordagens mais populares incluem suplementos nutricionais, especialmente certas vitaminas e minerais. Mas será que esses produtos realmente funcionam?
A verdade é que seu cabelo precisa de vitaminas e minerais para crescer, e as deficiências de nutrientes podem ser uma razão subjacente para a queda de cabelo. No entanto, os suplementos nutricionais podem não ser a melhor solução. Vejamos alguns dos mais populares um pouco mais de perto.
Biotina
A biotina é encontrada na gema do ovo, legumes, grãos de cereais e farinha de soja e faz parte da família das vitaminas do complexo B. Dito isto, é raro alguém ter falta de biotina suficiente, embora a deficiência de biotina tenha sido associada à queda de cabelo. Nenhuma evidência científica mostra que a biotina trata eficazmente a queda de cabelo nas pessoas, embora possa ajudar as unhas quebradiças. No entanto, a popularidade da biotina suplementar alimenta as histórias anedóticas da sua eficácia.
Por outro lado, obter vitaminas B suficientes na dieta pode ser útil para o crescimento do cabelo. Por exemplo, as vitaminas B ajudam a transportar oxigênio e nutrientes por todo o corpo, incluindo os folículos capilares. Isto pode, por sua vez, traduzir-se em cabelos saudáveis.
Vários produtos de origem animal, folhas verdes escuras, grãos inteiros, fermento nutricional e leites vegetais fortificados, como o leite de soja, contêm vitaminas B.
Vitamina A
A vitamina A ajuda o corpo a desenvolver células ciliadas e a produzir sebo, uma substância oleosa nos poros que contribui para um cabelo saudável. A pesquisa diz que a deficiência de vitamina A pode levar à queda de cabelo, mas o mesmo acontece com o excesso. O excesso de vitamina A também pode ser perigoso por outros motivos. Como uma vitamina solúvel em gordura que se acumula no corpo, torna-se tóxica se for suplementada em doses muito elevadas.
Coma mais alimentos ricos em vitamina A em vez de tomar um suplemento de vitamina A em megadose para o cabelo, o que tem possíveis efeitos negativos. Boas fontes incluem batata doce, cenoura, abóbora e vegetais de folhas verdes escuras.
Vitamina C
A vitamina C ajuda o corpo a produzir colágeno, um componente essencial para um cabelo saudável. É também um antioxidante que pode proteger o cabelo da fraqueza e do embotamento devido ao envelhecimento. Além disso, a vitamina C ajuda a absorver mais ferro, nutriente essencial para o crescimento do cabelo.
É improvável que você tenha deficiência de vitamina C, mas se não comer frutas e vegetais suficientes, comece a consumir mais deles para se fortalecer. Frutas cítricas, morangos, pimentões e brócolis são as melhores fontes.
Vitamina D
A perda de cabelo e os baixos níveis de vitamina D estão relacionados , mas o efeito da vitamina do sol no crescimento do cabelo não é certo. Muitas pessoas têm deficiência de vitamina D devido ao tempo gasto em ambientes fechados. Algumas das melhores fontes de vitamina D são a luz solar, peixes gordurosos e alimentos fortificados.
Vitamina E
Outro antioxidante, a vitamina E, pode realmente ajudar a impulsionar o crescimento do cabelo. Um estudo descobriu que oito meses de suplementação de vitamina E ajudaram pessoas com queda de cabelo a desfrutar de um aumento de quase 35% no crescimento do cabelo. Aqueles que tomaram placebo relataram um aumento de apenas 0,1%.
No entanto, o excesso de vitamina E também pode ser perigoso . Em vez de suplementos, você pode facilmente adicionar alimentos ricos em vitamina E, como abacate, espinafre, amêndoas, sementes de girassol, amendoim, brócolis e gérmen de trigo à sua dieta.
Ferro
A perda de cabelo pode ser um sintoma de deficiência de ferro, mas não comece a tomar suplementos de ferro, a menos que seja recomendado pelo seu médico. Excesso é arriscado. Alimentos ricos em ferro incluem carne vermelha, feijão, vegetais de folhas verdes escuras e grãos e cereais fortificados.
Proteína
Os aminoácidos constroem proteínas em seu corpo e você precisa deles para fazer o cabelo crescer. A deficiência de proteínas pode causar queda de cabelo. A deficiência de proteínas é rara entre pessoas saudáveis. Mas várias condições médicas ou dietas altamente restritivas podem aumentar o risco de deficiência proteica. Converse com seu médico se estiver preocupado com seus níveis de proteína.
Excelentes fontes de proteína incluem carne, peixe, ovos, laticínios, soja, feijões secos e ervilhas (leguminosas), grãos, nozes e sementes.
Suplementos que carecem de evidências
Apesar da falta de evidências de eficácia, o zinco, a niacina, o selênio e o ácido fólico também são suplementos populares comercializados como tratamentos para queda de cabelo. Infelizmente, esses nutrientes não foram estudados na queda de cabelo ou demonstraram ser ineficazes na produção de cabelos saudáveis.
Você também notará uma variedade de produtos com infusão de vitaminas e proteínas no corredor de cuidados com os cabelos. Como não podemos absorver vitaminas através do couro cabeludo, não há razão para esperar que promovam o crescimento do cabelo.
Faça de uma melhor nutrição o trampolim para um cabelo saudável
Uma boa nutrição é vital para um cabelo saudável e pode até prevenir a queda de cabelo. Comer uma variedade de alimentos integrais nutritivos é provavelmente sua melhor aposta. Ignore os suplementos e observe sua dieta para obter o melhor retorno possível. Pode haver apenas alguns alimentos que você precisa adicionar à sua rotina para fazer a diferença na saúde do seu cabelo.