Você conhece o resultado do seu teste A1C e o que ele diz sobre o controle do açúcar no sangue?

1C, ou hemoglobina A1C, é um teste simples, mas poderoso, que informa sobre o risco de diabetes ou o nível de controle de açúcar no sangue nos últimos dois a três meses. Veja por que você deve saber o resultado do seu teste A1C.

O que o resultado A1C diz sobre o controle do açúcar no sangue

A1C, também conhecida como hemoglobina A1C ou hemoglobina glicosilada, é um teste sem jejum que fornece uma imagem do seu açúcar no sangue nos últimos dois a três meses. Como isso pode ser?

O açúcar no sangue (glicose) é pegajoso, assim como outras formas de açúcar. O açúcar no sangue se liga à porção de hemoglobina dos glóbulos vermelhos, que vivem cerca de 120 dias. O teste A1C mede a porcentagem de hemoglobina “glicosilada” (açucarada) no sangue. Se você teve muito açúcar no sangue nos últimos meses, seu A1C estará elevado. Consulte este recurso da American Diabetes Association para visualizar A1C e os valores médios estimados de glicose (eAG) correspondentes.

A1C e diabetes ou pré-diabetes

A1C é o teste primário usado para diagnosticar diabetes ou pré-diabetes. Muitas pessoas não apresentam sintomas de açúcar elevado no sangue, mas o açúcar elevado no sangue ao longo do tempo pode causar danos aos nervos e vasos sanguíneos. A detecção precoce do pré-diabetes oferece conscientização e a oportunidade de trabalhar em mudanças no estilo de vida (como perda de peso e exercícios) para reduzir a progressão para o diabetes. Se você tem diabetes, o A1C ajuda a ver como as mudanças no seu estilo de vida e na medicação estão ajudando a controlar o açúcar no sangue.

Resultado A1C (%):Menos de 5,75,7-6,46,5 ou superior
SignificadoNormalPré-diabetesDiabetes

Seu objetivo A1C

Se você tem diabetes, a meta de A1C para minimizar o risco de complicações (especialmente para os rins, olhos e nervos) é normalmente inferior a 7%. No entanto, o seu médico pode definir uma meta maior ou menor com base na sua idade e histórico médico. Menor não é necessariamente melhor se você corre o risco de ter níveis perigosamente baixos de açúcar no sangue.

New Detox

Se você tem pré-diabetes, seu objetivo é diminuir seu A1C ou, pelo menos, evitar que ele progrida para a faixa de diabetes.

Com que frequência você deve fazer o teste A1C?

Você deve tomar um A1C a cada três meses se tiver diabetes e seu A1C estiver acima de sua meta. Depois de atingir seu objetivo, é normal fazer testes a cada seis meses. Lembre-se de que o A1C leva três meses para refletir completamente as alterações na sua dieta, exercícios ou medicação, por isso não é útil verificar com mais frequência do que a cada três meses. Se você tem pré-diabetes, seu médico pode recomendar um teste anual de A1C.

Jean Sobrinho

Especialista em IA e Machine Learning | Consultor de TI | CEO na Gestor de Tráfego e Wordseo Fala sobre #seo, #googleads, #facebookads, #programacao e #gestordetrafego

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo
Agência Gestor de Tráfego