Descubra essas 8 causas ocultas de ganho de peso

Você está ciente das causas ocultas do ganho de peso que podem estar sabotando seus esforços para perder peso? Continue lendo para saber o que pode causar ganho de peso inexplicável.

Causas ocultas do ganho de peso

O que pode causar ganho de peso inexplicável? Bem, existem razões óbvias para o ganho de peso, como porções grandes ou pouco exercício. Mas existem outros fatores menos óbvios que podem estar causando ganho de peso inexplicável ao longo do tempo? Vamos explorar algumas das causas ocultas do ganho de peso. Talvez você possa identificar alguns que pareçam verdadeiros para você.

1. Sono inadequado ou de má qualidade

Há muitos motivos pelos quais um sono deficiente pode causar ganho de peso. O sono inadequado interfere nos centros de controle da fome e do apetite, o que pode resultar em alimentação excessiva. Sentir-se cansado também aumenta as chances de pular exercícios e pode levar você a lanchar na tentativa de aumentar a energia.

Dicas para melhorar o sono

  • Procure dormir de 7 a 9 horas todas as noites . Sim, as necessidades individuais variam, mas esta é a quantidade recomendada para adultos que procuram uma saúde óptima.
  • O estresse é o motivo mais comum pelo qual as pessoas não dormem bem. Para criar um ambiente relaxante, retire a mídia do quarto: TVs, computadores, telefones e dispositivos de jogos. Além disso, não trabalhe em projetos estressantes na cama.
  • Se você sentir insônia ou dormir demais, consulte seu médico para obter ajuda. Se você ronca notoriamente, pode ser necessário descartar a apnéia do sono.
  • Encontre dicas adicionais de especialistas para melhorar o sono aqui .

2. Comer muito rápido

Se você terminar as refeições em menos de 20 minutos, provavelmente comerá muito rápido e poderá ingerir calorias em excesso. Isso ocorre porque leva cerca de 20 minutos para que seu intestino libere hormônios da saciedade e sinalize ao cérebro para desacelerar o desejo de comer.

Dicas para desacelerar ao comer

  • Centralize-se e comece a refeição relaxado. Respire fundo algumas vezes para ficar calmo e centrado antes de começar a comer.
  • Coma com um utensílio e coloque-o entre as mordidas.
  • Socialize – converse enquanto come, fazendo pausas nas refeições.
  • Ao comer alimentos como nozes, sementes, pipoca, batatas fritas, biscoitos, chocolate, doces, etc., coma um pedaço de comida de cada vez, em vez de um punhado.
  • Para dicas adicionais, leia Os benefícios de comer devagar e como isso pode ajudá-lo a perder peso .

3. Estresse crônico

Estudos mostram que o estresse crônico está associado a cinturas maiores e IMCs mais elevados. O estresse libera cortisol, um hormônio que pode desencadear desejos por alimentos doces e gordurosos.

New Detox

Dicas para gerenciar o estresse

  • Explore a meditação consciente, uma forma comprovada por pesquisas de reduzir o estresse .
  • Aprenda sobre seis técnicas de relaxamento para reduzir o estresse .
  • Pratique  maneiras saudáveis ​​de lidar com o estresse , para que ele não prejudique sua perda de peso.
  • Considere estas  três dicas para superar o estresse ao comer .

4. Beber álcool

Você provavelmente sabe que o álcool tem muitas calorias. Além disso, os pesquisadores também estão analisando outras razões pelas quais o álcool pode causar ganho de peso em alguns indivíduos, especialmente quando consumido em grandes quantidades. Por exemplo, o álcool pode diminuir a capacidade do corpo de queimar gordura em certos indivíduos. Além disso, o álcool pode entorpecer os sentidos do corpo, fazendo com que você coma mais do que pretendia.

Artigos com dicas sobre álcool e perda de peso

  • Procurando bebidas saudáveis ​​além da água? Dicas de especialistas para fazer escolhas de bebidas saudáveis ​​e com baixas calorias
  • Você conhece a definição de consumo moderado? Veja como descobrir se você está consumindo demais
  • A cerveja pode ter um lugar no seu plano de perda de peso?
  • Como incluir calorias de vinho tinto em sua dieta

5. Comer muito fora

As refeições em restaurantes costumam ter porções maiores, por isso fazemos valer o nosso dinheiro mais um bônus de calorias extras. Refeições em restaurantes ou para viagem também contêm muitas gorduras ocultas e sal junto com essas calorias, o que significa mais gordura saturada e sódio do que refeições caseiras.

Dicas para cortar calorias, seja jantando dentro ou fora

  • 10 dicas para tornar a culinária em casa uma situação em que todos ganham nas noites mais movimentadas
  • Você está fazendo escolhas saudáveis ​​em restaurantes? Confira essas estratégias de especialistas para ajudá-lo a comer fora!
  • Em uma rotina culinária? Como planejar refeições para perda de peso

6. Tomar certos medicamentos

Você sabia que uma das causas ocultas do ganho de peso pode vir de certos medicamentos prescritos? Exemplos incluem:

  • Esteroides orais ou injetáveis, como prednisona, especialmente em doses mais altas
  • Alguns medicamentos usados ​​para tratar transtornos psiquiátricos, como antidepressivos, anticonvulsivantes e antipsicóticos
  • Alguns medicamentos para diabetes, como insulina
  • Pílulas anticoncepcionais ou terapia de reposição hormonal
  • Medicamentos para redução da pressão arterial, como betabloqueadores

Discuta seu ganho de peso com seu médico. Pode haver outro medicamento disponível que tenha menos influência no peso. Use um rastreador de calorias, como o MyNetDiary, para monitorar sua ingestão de calorias se o efeito colateral conhecido do medicamento for aumento do apetite. Se você se sentir mais cansado com os remédios, encontre uma atividade suave e que reduza o estresse, para que você se sinta revigorado após o exercício (por exemplo, ioga, exercícios aquáticos, dança).

7. Parar de fumar

Parar de fumar pode influenciar fortemente o ganho de peso a longo prazo, dificultando a perda ou manutenção do peso. Como fumar é tão prejudicial à saúde cardíaca e pulmonar, os médicos aconselham todos os fumantes a parar de fumar. À medida que algumas pessoas param de fumar, elas consomem alimentos ou bebidas calóricas para substituir o hábito, aumentando a ingestão de calorias.

O rastreamento de calorias é uma maneira ideal de reduzir o ganho de peso durante a cessação do tabagismo.

8. Ficar sentado demais

Embora não seja exatamente uma das causas ocultas do ganho de peso, a inatividade durante o trabalho, assistir TV, jogar ou navegar pelos canais de mídia social são atividades sedentárias que podem causar ganho de peso ao longo do tempo. Você não apenas fica menos ativo, mas também pode comer mais e dormir menos.

Jean Sobrinho

Especialista em IA e Machine Learning | Consultor de TI | CEO na Gestor de Tráfego e Wordseo Fala sobre #seo, #googleads, #facebookads, #programacao e #gestordetrafego

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo
Agência Gestor de Tráfego