Você leva um estilo de vida saudável, está pronto para constituir família e deseja maneiras saudáveis de melhorar a fertilidade. Certifique-se de fazer tudo o que puder para otimizar sua saúde naturalmente antes de engravidar.
1. Alcançar um peso corporal saudável é uma forma comprovada de melhorar a fertilidade
Sobrepeso
O peso é um indicador de saúde, e isso soa verdadeiro se você está tentando engravidar. O Estudo de Saúde das Enfermeiras de Harvard descobriu que mulheres com sobrepeso demoravam duas vezes mais para engravidar do que mulheres cujo peso era classificado como saudável para a altura. O excesso de gordura corporal pode afetar o equilíbrio do estrogênio e da progesterona. Além disso, o excesso de gordura corporal pode impactar negativamente a ovulação e os ciclos menstruais. Se você está acima do peso, perder peso pode ser uma das melhores maneiras de melhorar sua fertilidade.
Abaixo do peso
Mulheres abaixo do peso também não se dão bem com a fertilidade. O mesmo estudo descobriu que mulheres com baixo peso demoravam quatro vezes mais para engravidar do que mulheres com peso normal. Portanto, se você está abaixo do peso, atingir um peso corporal saudável está entre as formas significativas de melhorar a fertilidade.
Procure o conselho do seu médico para decidir sobre uma meta de peso alvo. Depois de escolher um alvo, acompanhe coisas como comida, bebida, exercícios, água, suplementos, etc. usando um rastreador online como o MyNetDiary . É uma maneira simplificada de acompanhar o progresso, monitorar parâmetros de saúde e evitar lacunas de nutrientes.
2. Tabagismo, álcool e fertilidade
Fumar
Seja proativo e pare de fumar antes de tentar engravidar. Pesquisas mostram que mulheres que fumam têm mais dificuldade para engravidar. Os produtos químicos presentes na fumaça do cigarro afetam a saúde geral dos óvulos e diminuem o número total de óvulos produzidos ao longo da vida de uma mulher. Esses produtos químicos podem passar para o feto em desenvolvimento, aumentando o risco de parto prematuro e deficiências congênitas. Além disso, fumar pode danificar o DNA dos cromossomos do óvulo em desenvolvimento e do esperma.
Álcool
Beber grandes quantidades de álcool pode dificultar a gravidez. No entanto, as evidências são contraditórias quanto ao impacto de pequenas quantidades de álcool na fertilidade. Se você está tentando engravidar, converse com seu médico para obter orientação individual sobre como o álcool se enquadra em seu plano pré-concepcional.
Uma vez grávida, o consumo de álcool tem impactos prejudiciais no feto em desenvolvimento. O CDC, o Cirurgião Geral dos EUA, o Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas e a Academia Americana de Pediatria aconselham todas as mulheres a evitarem álcool durante a gravidez.
3. Como o exercício se enquadra?
Para a saúde geral, a maioria das organizações de saúde recomenda que todos os adultos pratiquem entre 150-300 minutos de atividade aeróbica moderada (como caminhada rápida) por semana. Além disso, todo adulto deve realizar atividades que mantenham ou aumentem a força e a resistência muscular por no mínimo dois dias por semana.
O exercício oferece muitos benefícios. Pode ajudar a controlar o estresse, melhorar o humor, aumentar o fluxo sanguíneo, diminuir os níveis de açúcar no sangue e estimular padrões de sono saudáveis. Se você está acima do peso e deseja engravidar, o exercício é essencial para obter e manter um peso corporal saudável.
Por outro lado, o envolvimento em demasiadas atividades de alta intensidade tem um impacto negativo na fertilidade. Praticar exercícios excessivos pode sobrecarregar o corpo e resultar na perda dos ciclos menstruais. Se você pratica esportes competitivos e/ou costuma levar seu corpo à exaustão, você vai querer reduzir sua atividade antes de tentar engravidar. Converse com seu médico para saber o melhor tipo de exercício, duração e intensidade que lhe proporcionará benefícios à saúde e não perturbará o equilíbrio da fertilidade.
4. Gerencie seu estresse para melhorar a fertilidade
Tentar engravidar pode adicionar estresse adicional à sua vida. Mulheres que lutam contra a infertilidade relatam maiores níveis de ansiedade e depressão. No entanto, as evidências são contraditórias quanto ao impacto exato dos níveis elevados de estresse nas taxas de gravidez.
Sabemos que o estresse aumenta a pressão arterial, pode causar dores de cabeça e perturbar o sono. Por que não adquirir bons hábitos agora, aprendendo maneiras de prevenir e gerenciar o estresse do dia a dia? Encontre algo que você goste de fazer e que o ajude a relaxar no final do dia. Muitas pessoas acham que ioga , respiração profunda e acupuntura as ajudam a controlar o estresse. Para ideias adicionais, clique aqui .
5. Melhores alimentos para melhorar a fertilidade
Entre as formas de melhorar a fertilidade, uma alimentação saudável pode ter algumas das melhores vantagens a longo prazo. Em casais submetidos à fertilização invitro (FIV), a dieta mediterrânea apresentou associação positiva com os níveis de folato e vitamina B6, com aumento de 40% na possibilidade de gravidez . A dieta mediterrânea traz inúmeros benefícios à saúde. Rico em antioxidantes, este plano alimentar enfatiza grandes quantidades de vegetais, frutas, legumes, peixe e azeite, ao mesmo tempo que limita a carne vermelha e o açúcar.
Pesquisadores da Universidade de Harvard descobriram que mulheres com infertilidade ovulatória que seguiram o plano alimentar abaixo melhoraram sua ovulação. Os principais componentes de sua “dieta de fertilidade” incluíam:
- Comer mais gordura monoinsaturada (de alimentos como abacate e azeite) e eliminar gorduras trans
- Reduzir a proteína animal e aumentar a proteína vegetal
- Escolher alimentos ricos em carboidratos com alto teor de fibras e baixo índice glicêmico (incluindo grãos inteiros)
- Escolhendo fontes vegetarianas de ferro e menos fontes de carne
- Tomar um multivitamínico diário que continha 400 mcg de ácido fólico
Os especialistas concordariam que esses hábitos de vida saudáveis são essenciais se você deseja engravidar. E, no entanto, o campo da medicina da fertilidade está a avançar rapidamente. Marque consultas para você e seu parceiro para consultarem seu médico para uma consulta “pré-concepcional”. Pergunte-lhes sobre as últimas melhorias na fertilidade. Discuta quaisquer medicamentos que você esteja tomando porque certos medicamentos são prejudiciais ao feto em desenvolvimento e devem ser interrompidos bem antes de engravidar. Discuta também outras maneiras possíveis de melhorar a fertilidade naturalmente.