Não seria bom se você pudesse aprender a desejar alimentos saudáveis que apoiam seus esforços para perder peso? É possível reprogramar seu cérebro para mudar os tipos de alimentos que você deseja.
Experimente estas estratégias principais para aprender a desejar alimentos saudáveis
Você tem trabalhado sem parar o dia todo com as demandas do trabalho e da família. Portanto, é provável que você deseje a crocância das batatas fritas, e não a crocância dos talos de aipo depois do trabalho. Mas e se você pudesse alterar os tipos de alimentos que deseja? Nossos nutricionistas mostram maneiras de mudar os comportamentos alimentares e começar a desejar porções nutritivas.
Identifique o que você realmente precisa
O desejo por um alimento específico geralmente não está relacionado à fome física ou às necessidades de nutrientes e está mais frequentemente associado a uma necessidade emocional. Talvez um dos seus pais tenha fornecido sorvete como fonte de conforto quando você era criança, e isso se tornou a sua escolha quando se sentia chateado.
Se você está realmente procurando conforto, relaxamento ou companheirismo, de que outra forma poderia atender a essas necessidades além de apenas comida? Você poderia focar na experiência de comer criando um ambiente agradável ou desfrutando de uma alimentação saudável em boa companhia? Se você percebe que o que você realmente deseja é se sentir nutrido, pense em como escolher alimentos saudáveis é uma das melhores maneiras de cuidar de si mesmo.
Gerenciar o estresse
O estresse crônico desencadeia desejos alimentares , levando-nos a desejar alimentos gordurosos, doces e salgados, e não vegetais. Agradeça aos nossos instintos básicos de sobrevivência por nos levarem a buscar uma fonte de energia com alto teor calórico para lutar ou fugir. Hoje, a maior parte do estresse não envolve escolhas de vida ou morte para sobreviver. Aprenda a identificar quando o estresse desencadeia um desejo e procure maneiras alternativas de se acalmar – caminhando, conversando com um amigo ou mergulhando na banheira.
Vincule alimentos mais saudáveis a uma resposta de relaxamento
Veja se você consegue aproveitar os poderes do condicionamento para desejar alimentos saudáveis quando está estressado (pense nos cães de Pavlov, que salivariam ao ouvir um sino antes associado a uma guloseima). Na verdade, um estudo de 2021 descobriu que os participantes que combinaram comer frutas frescas com exercícios para reduzir o estresse experimentaram melhor humor quando comeram frutas no futuro. Essencialmente, a fruta tornou-se um “alimento reconfortante” para os participantes do estudo, uma vez que estava associada a uma sensação de relaxamento.
Não deixe as guloseimas fora dos limites
Tornar suas guloseimas favoritas fora dos limites pode, na verdade , aumentar sua conveniência , uma razão pela qual planos alimentares excessivamente restritivos podem sair pela culatra. Em vez disso, lembre-se de que qualquer alimento pode caber no seu plano. Você se sentirá mais no comando, mesmo que se entregue um pouco. Afinal, retirar a culpa da equação diminuirá o estresse e ajudará a quebrar um ciclo de restrição e alimentação excessiva.
Verifique sua ingestão nutricional basal
Se você abastecer seu corpo principalmente com alimentos saudáveis e ricos em nutrientes, poderá interromper as quedas de energia que podem torná-lo propenso a desejar itens com alto teor calórico. Além disso, aprender a apreciar o sabor natural de bons alimentos significa que suas papilas gustativas não precisarão de alimentos processados açucarados ou salgados para serem satisfeitas.
Desfrute da comida desejada com uma harmonização saudável
Desejando pizza? Peça uma salada crocante para acompanhar. Não consegue tirar o chocolate da cabeça? Saboreie as framboesas com um pedaço de chocolate amargo. Você quer um molho Ranch salgado e cremoso? Combine com palitos de cenoura e aipo. Você satisfez o desejo original e tornou a fruta ou vegetal que o acompanha mais atraente por associação.
Altere suas dicas alimentares
Ver meio litro de sorvete toda vez que você abre a porta do freezer e assistir a comerciais de hambúrgueres de fast-food pode surpreender qualquer pessoa com desejo. Limite a exposição a essas dicas, mantendo alimentos excessivamente tentadores fora de casa e saindo da sala durante os comerciais. Em vez disso, inclua sinais positivos, como uma tigela de maçãs crocantes no balcão ou pimentões cortados na geladeira. Leia um livro de receitas com pratos saudáveis ou a coleção de receitas premium do MyNetDiary para inspirar desejos saudáveis.
Coma com atenção
Se você praticar técnicas de alimentação consciente , terá mais chances de apreciar verdadeiramente os sabores de escolhas mais saudáveis e ficará sintonizado com seus sinais de fome e saciedade. Da mesma forma, se você usar técnicas conscientes ao satisfazer o desejo por uma guloseima, poderá desfrutar da comida e até ficar satisfeito com menos.
Sejamos honestos; é improvável que você treine seu cérebro para desejar couve de Bruxelas da mesma forma que deseja biscoitos de chocolate. Ainda assim, com prática e atenção às suas dicas, você pode se surpreender ao saber que uma laranja fresca realmente satisfaz um desejo.