Gerenciando o diabetes gestacional

O que você precisa saber para uma gravidez saudável

Um diagnóstico de diabetes gestacional para você ou para alguém que você ama pode ser enervante e deixar você com uma série de dúvidas sobre como lidar com o problema. Temos boas notícias! Gerenciar o diabetes gestacional e controlar o açúcar no sangue é possível com mudanças na dieta, exercícios e, se necessário, medicamentos.

O gerenciamento do diabetes gestacional começa com a compreensão do que está acontecendo em seu corpo

O diabetes gestacional (DMG) é um tipo de diabetes que se desenvolve durante a gravidez. Ocorre quando os níveis de glicose ou açúcar no sangue da mãe são superiores às metas. Níveis elevados de açúcar no sangue podem afetar a gravidez e a saúde do bebê.

O pâncreas da mulher deve trabalhar muito mais durante a gravidez para atender à demanda extra de insulina. Para uma mulher grávida sem DMG, o pâncreas simplesmente produziria mais insulina e a utilizaria de forma eficiente, mantendo o açúcar no sangue dentro da faixa desejada. No entanto, com o DMG, a glicemia aumenta se o pâncreas não conseguir produzir insulina suficiente para acompanhar o aumento da demanda.

Quão comum é o DMG e o que aumenta meu risco?

Nos Estados Unidos, as estimativas indicam que o DMG afeta cerca de 7 a 9% de todas as gestações. Você corre um risco maior de desenvolver DMG se:

  • Estão acima do peso
  • Ter um familiar imediato com diabetes
  • Engravidar aos 35 anos ou mais
  • Não são fisicamente ativos
  • Teve pré-diabetes antes de engravidar
  • Teve SOP (síndrome dos ovários policísticos) antes de engravidar
  • Deu à luz um bebê pesando mais de quatro quilos
  • É uma mulher afro-americana, hispânica, nativa americana ou asiático-americana

Como o diabetes gestacional afetará meu bebê?

Por favor, discuta com seu médico o risco para o seu bebê de açúcar no sangue mal controlado. É importante estar familiarizado com vários fatos. Primeiro, as mulheres com DMG muitas vezes dão à luz bebés maiores. Se o seu bebê for grande, isso aumenta a chance de o seu médico realizar uma cesariana ao nascer.

Seu bebê também pode ter hipoglicemia (baixo nível de açúcar no sangue) imediatamente após o nascimento e precisar receber uma solução açucarada para aumentá-la.

Tanto você como o seu filho têm maiores probabilidades de desenvolver diabetes tipo 2 mais tarde na vida.

Como o diabetes gestacional é diagnosticado?

A maioria das mulheres grávidas é testada rotineiramente para DMG entre as semanas 24 e 28 de gravidez. Um exame de sangue padrão verifica quão bem seu corpo processa o açúcar em meio aos hormônios da gravidez. Uma história anterior de DMG ou outros fatores de risco pode exigir testes dos níveis de glicose no início da gravidez.

O tipo mais comum de teste para DMG é o teste oral de tolerância à glicose de três horas. O sangue é coletado em jejum e uma, duas e três horas após o consumo de uma bebida doce contendo 100g de carboidratos. Dois ou mais níveis de glicose no sangue acima da faixa alvo indicam diabetes gestacional.

Gerenciando o diabetes gestacional por meio de mudanças na dieta

Comer refeições e lanches regulares e, ao mesmo tempo, reduzir a quantidade de carboidratos que você ingere ajudará a manter os níveis de açúcar dentro da faixa desejada. Preste atenção a estes alimentos comumente consumidos com carboidratos : grãos, frutas, sucos, leite, iogurte, feijões secos e ervilhas (leguminosas), vegetais ricos em amido (por exemplo, batatas, milho), açúcares, xaropes e doces. Observar o que, quando e quanto você come ajudará a manter o açúcar no sangue dentro da faixa desejada.

Reúna-se com um profissional de saúde para orientação individual

Após o diagnóstico, você será incentivado a se encontrar com um especialista em educação e cuidados em diabetes para desenvolver um plano de tratamento individualizado. Você aprenderá como verificar seus níveis de açúcar no sangue e receberá mudanças de estilo de vida saudáveis ​​para controlar a glicemia. Além disso, você receberá metas de açúcar no sangue e um orçamento de carboidratos para seguir nas refeições e lanches.

Suponha que os níveis de açúcar no sangue não caiam na faixa desejada com mudanças na dieta e na atividade física. Nesse caso, podem ser necessários medicamentos prescritos para reduzir ainda mais os níveis de açúcar no sangue.

Como monitorar o diabetes gestacional

A melhor maneira de saber se você está comendo o equilíbrio certo de carboidratos e outros nutrientes para o seu corpo é monitorar os carboidratos e os níveis de açúcar no sangue. O rastreamento leva tempo e energia, mas ajuda você a se sentir confiante de que está fazendo o melhor para você e seu bebê. MyNetDiary facilita o rastreamento do total de carboidratos e açúcar no sangue.

Gerenciando o diabetes gestacional após o nascimento do bebê

A maioria das mulheres descobre que seus níveis de açúcar no sangue retornam rapidamente à faixa desejada após o parto. Para manter níveis saudáveis ​​de açúcar no sangue, certifique-se de seguir uma dieta balanceada e perder o excesso de peso do bebê. Isto é especialmente importante para prevenir ou retardar o desenvolvimento do diabetes tipo 2. A American Diabetes Association sugere que você consulte seu médico 6 a 12 semanas após o parto para avaliar o açúcar no sangue.

O que posso fazer agora para prevenir o desenvolvimento de diabetes gestacional?

Se você está grávida ou planeja engravidar, aqui estão algumas estratégias dietéticas a serem adotadas agora para reduzir o risco:

-Evite bebidas açucaradas, como limonada, refrigerante, chá adoçado e bebidas energéticas. Com baixo valor nutricional e alto teor de açúcar, essas bebidas não são nutritivas.

-Evite comer grandes porções de sobremesas, doces, biscoitos, bolos, sorvetes e outros itens que contenham açúcares simples. Se você deseja doces, experimente comer uma pequena quantidade e considere isso bom.

-Limite a adição de grandes quantidades de açúcares simples, como mel e néctar de agave, geléia, geleia ou xarope de bordo aos alimentos.

-Coma alimentos integrais; exemplos incluem quinoa, aveia, carnes integrais, vegetais, laticínios com baixo teor de gordura, nozes, abacates e frutas.

-Faça uma pequena caminhada após a maior refeição do dia. Algumas mulheres acham que caminhar pelo menos cinco minutos após cada refeição é muito útil para controlar o açúcar no sangue.

As gestantes querem o melhor para seus bebês. Com atenção às escolhas alimentares e ao seu impacto no açúcar no sangue, bem como à atividade física regular, é possível controlar o diabetes gestacional.

Jean Sobrinho

Especialista em IA e Machine Learning | Consultor de TI | CEO na Gestor de Tráfego e Wordseo Fala sobre #seo, #googleads, #facebookads, #programacao e #gestordetrafego

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo