Determine com precisão o conteúdo de carboidratos dos alimentos para atingir seus objetivos de saúde

Conhecer o conteúdo de carboidratos dos alimentos que você ingere é útil se você estiver trabalhando duro para controlar o açúcar no sangue ou o peso corporal. Revise essas diferentes maneiras de contar carboidratos para que você possa se manter no caminho certo e obter resultados.

Por que é importante prestar atenção ao teor de carboidratos dos alimentos?

Os carboidratos são encontrados em uma variedade de alimentos comumente consumidos. Contar carboidratos pode ajudá-lo a atingir suas metas de perda de peso e a entender como os alimentos afetam o açúcar no sangue. Se você tem diabetes, essa habilidade essencial ajudará a manter o açúcar no sangue dentro da faixa desejada, já que os carboidratos afetam diretamente o nível de açúcar no sangue. Na verdade, não saber o teor de carboidratos dos alimentos em uma refeição ou lanche pode prejudicar sua capacidade de controlar eficazmente o açúcar no sangue. Se você tem diabetes, a falta de conhecimento sobre os carboidratos naquilo que você come aumenta o risco de açúcar no sangue muito alto (> 200 mg/dL) e baixo nível de açúcar no sangue (< 70 mg/dL).

3 métodos principais para determinar o conteúdo de carboidratos dos alimentos

Contando carboidratos totais

O método mais comum de contagem de carboidratos é contar os gramas de “carboidratos totais” listados no painel de informações nutricionais. Os carboidratos totais são a soma de amido (que não precisa ser listado), fibra, açúcar e álcool açucarado. Este método contabiliza o total possível de gramas de carboidratos que um determinado alimento ou bebida pode fornecer, independentemente da digestibilidade.

Dica: As pessoas cometem o erro comum de apenas contar gramas de açúcar ao ler os rótulos dos alimentos. Focar apenas no açúcar subestima a carga total de carboidratos de qualquer alimento que contenha amido.

Carboidratos líquidos

Outro método de contagem de carboidratos é calcular “carboidratos líquidos”. O aplicativo MyNetDiary e outros rastreadores explicam a definição de “carboidratos líquidos” como a quantidade total de carboidratos digeríveis em um alimento ou refeição. Aqui está:

New Detox

Carboidratos líquidos = gramas totais de carboidratos – gramas de fibra – gramas de açúcar e álcool

Este método pressupõe pouca quebra e absorção de fibras e álcoois de açúcar presentes nos alimentos e, portanto, não deve ser incluído na contagem de carboidratos. Em termos de decomposição e absorção, as fibras (especialmente as solúveis) e os álcoois de açúcar são uma mistura, afetando consequentemente o açúcar no sangue. Portanto, foi criado o método de contagem de carboidratos para diabetes (veja abaixo).

Dica: Se você tem diabetes e usa carboidratos líquidos para dosar sua insulina, considere conversar com seu médico ou educador em diabetes sobre o uso do método de contagem de carboidratos para diabetes.

Contagem de carboidratos para diabetes

Este método de contagem de carboidratos é considerado mais preciso para aqueles que tomam insulina e necessitam de gramas estimadas exatas de carboidratos absorvidos. As aulas de autogestão do diabetes geralmente ensinam esse método. No entanto, ainda é uma estimativa. Se você usa uma proporção de insulina para carboidratos para dispensar insulina de ação rápida nas refeições (ou se foi diagnosticado e educado recentemente), provavelmente usará esta fórmula atualizada de contagem de carboidratos:

Gramas totais de carboidratos – 1/2 gramas de fibra – 1/2 gramas de álcool de açúcar

Para ilustrar esse cálculo de carboidratos para diabetes usando a fórmula acima, verifique os números do rótulo de informações nutricionais de uma lanchonete da Atkins e um exemplo de como essa fórmula é usada.

A barra Advantage Caramel Peanut Butter Nougat contém o seguinte:

Carboidratos totais: 20 gramas

Fibra: 11 gramas

Álcoois de açúcar: 7 gramas

20 gramas de carboidratos totais -5,5g de fibra = 14,5g – 3,5g de álcool de açúcar = 11 gramas de carboidratos

Suponha que o teor de fibra ou álcool de açúcar seja inferior a cinco gramas por porção. Nesse caso, o ajuste fará pouca diferença na contagem de carboidratos, então você pode simplesmente usar “carboidratos totais”.

Registrar o que você come e prestar atenção ao conteúdo de carboidratos dos alimentos é fundamental para entender como diferentes fatores alimentares e de estilo de vida afetam o açúcar no sangue e o peso.

O aplicativo gratuito MyNetDiary permite rastrear carboidratos, enquanto a assinatura Premium fornece acesso ao rastreamento de carboidratos, “carboidratos líquidos” e à contagem de carboidratos da American Diabetes Association.

Feliz rastreamento!


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Jean Sobrinho

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