O que é comer estressado e 3 dicas para superá-lo

O que é comer sob estresse e como isso pode levar ao ganho de peso? Aqui estão algumas estratégias para ajudar você ou alguém que você conhece cujos hábitos alimentares mudaram como resultado do aumento do estresse na vida.

O que é comer sob estresse e por que fazemos isso?

A vida é cheia de uma lista interminável de coisas com que se preocupar. Quer se trate de dificuldades financeiras, tensões de relacionamento, problemas de saúde ou incerteza geral da vida. Quando estamos estressados ​​é natural procurar maneiras de nos sentirmos melhor e comer é uma maneira conveniente de distrair as coisas, pelo menos no curto prazo.

Muitas pessoas estão conscientes de que quando os níveis de stress aumentam (seja no trabalho, em casa ou em ambos) os seus hábitos alimentares mudam. Existe um termo para isso e é chamado de alimentação estressante. O estresse ou a alimentação emocional são simplesmente uma forma de controlar ou acalmar emoções negativas. Quando comemos por motivos emocionais, podemos estar buscando uma pausa em tudo o que estamos fazendo ou pensando. Ou podemos recorrer à comida para acalmar certos sentimentos, como quando estamos tristes, frustrados ou solitários. Algumas pessoas restringem a alimentação quando estão estressadas. Embora seja mais comum as pessoas comerem mais quando os níveis de estresse aumentam. Continuar a fazer um lanche ou comer demais nas refeições sempre que surge um novo estressor é uma receita para ganho de peso e aqui está o porquê:

Qual é a conexão entre estresse e comer demais?

Para algumas pessoas, comer acalma momentaneamente a mente e proporciona alguma distância de uma situação estressante. Biologicamente, quando os níveis de stress são cronicamente elevados, isto corresponde a um aumento nos níveis de cortisol no corpo (uma hormona libertada em resposta a uma ameaça real ou percebida) que pode resultar num aumento do apetite. Centenas de anos atrás, isso era uma vantagem. A fome serviu de motivador para continuar a caçar mais alimentos e incentivou a alimentação para que nós, como espécie, tivéssemos a energia necessária para afastar os predadores e sobreviver.

O estresse não apenas aumenta nosso apetite, mas também altera os tipos de alimentos que consumimos. Geralmente desejamos alimentos ricos em açúcar e gordura (em busca de energia rápida) quando estamos estressados. O que explica por que muitas pessoas optam por alimentos como batatas fritas ou doces em vez de saladas, sopas e carnes frescas quando estão sob estresse.

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Se você está preocupado com seu peso e o estresse, comer tem sido sua maneira de lidar ou controlar o desconforto emocional, os especialistas em psicologia nos informam para pensar duas vezes antes de fazer mudanças drásticas nos mecanismos de enfrentamento ou nos hábitos alimentares. Se você está passando por um estresse intenso, este pode não ser o momento mais realista para fazer mudanças drásticas em sua alimentação. Quando seus níveis de estresse estão realmente altos, você precisa dar uma folga. Isso significa adiar o início de uma nova dieta, cortar os alimentos favoritos e comprometer-se com o monitoramento detalhado das calorias. Faça isso até controlar seu estresse. Caso contrário, suas tentativas podem sair pela culatra, potencialmente fazendo com que você se sinta pior consigo mesmo e com sua situação.

1. Aproveite a atenção plena para combater o estresse e a alimentação excessiva

E se em vez de restringir certos alimentos/grupos alimentares na esperança de perder peso você seguisse uma direção diferente? Talvez este seja um bom momento para começar a prestar mais atenção aos hábitos de vida e à consciência corporal geral. Na verdade, pesquisas mostram que a consciência corporal e a atenção plena em geral servem como uma forma eficaz de reduzir o estresse geral da vida.

Mindfulness é definido como um estado mental de focar a atenção no momento presente enquanto reconhece e aceita com calma os próprios sentimentos, pensamentos e sensações corporais. Quando estão sob estresse, muitas pessoas comem suas refeições e lanches rapidamente, deixando de prestar atenção à experiência. Ao afastar os ecrãs, abrandar e saborear a sua refeição, poderá apreciar a sua refeição e entrar em contacto com a fome e a saciedade. Muitas pessoas descobrem que se diminuírem o ritmo e permanecerem conscientes do que comem, sentem-se saciadas com menos e isso proporciona uma base melhor para a perda de peso.

2. Certifique-se de priorizar refeições regulares se você tem tendência a se estressar ao comer.

Quando as pessoas estão estressadas, sua atenção é atraída para várias direções diferentes ao mesmo tempo. Sentem-se especialmente ocupados e por isso nem sempre priorizam a própria alimentação. Talvez você possa se identificar? Você está cuidando de todos os outros membros da família, preparando refeições e almoços para seus filhos e só come algo substancial depois do almoço. E, no entanto, quando você finalmente se senta e come, você exagera porque está faminto.

A pesquisa mostra que fazer refeições regulares ajuda a diminuir a sensação de fome e aumenta a sensação de saciedade. Para obter orientação sobre como formular uma refeição balanceada, consulte MyNetDiary.com . Experimente planejar suas refeições na noite anterior. Reserve os alimentos na geladeira e no armário para minimizar o preparo. Se você tende a cuidar dos outros e se esquece de cuidar de si mesmo, coloque um lembrete no celular para parar e comer no meio do dia.

3. Encontre prazer em sua vida

Você já percebeu que quando está envolvido em uma atividade que adora, você se esquece do tempo e de comer? Para algumas pessoas, reconectar-se com hobbies ou atividades prazerosas as ajuda a evitar o estresse ao comer. Quando não temos fontes de prazer incorporadas em nossa vida, começamos a associar inconscientemente a alimentação como nossa única fonte de prazer. Para se aprofundar na compreensão do estresse ou da alimentação emocional e aprender como recuperar o prazer em sua vida, confira este livro: 50 maneiras de se acalmar sem comer

Pedindo ajuda

Você pode considerar apoio adicional se achar que o estresse ao comer pode estar impedindo você de perder peso ou de manter uma relação saudável com a comida. Trabalhar com um profissional de nutrição e/ou saúde mental traz inúmeros benefícios. Para começar, você terá apoio (percebendo que não está sozinho) em sua jornada para acabar com a alimentação estressante. Os profissionais oferecem ideias alternativas sobre como gerenciar o estresse e ajudam você a desenvolver um plano individualizado que leva em consideração suas circunstâncias únicas de saúde e de vida.

Resultado final

Comer quando estamos estressados ​​proporciona um alívio temporário do que nos incomoda, mas nos deixa com sentimentos de culpa e desânimo. Para controlar o estresse ao comer, tente incorporar um pouco de atenção plena, faça refeições regulares, reconecte-se com atividades prazerosas e procure ajuda profissional. Estas são apenas algumas ideias para você começar. Na verdade, existem muitas maneiras de gerenciar o estresse de maneira mais saudável, para que ele não tenha um impacto negativo nos seus hábitos alimentares e no peso.

O que você pode fazer hoje para começar a encontrar maneiras mais saudáveis ​​de controlar o estresse?


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Jean Sobrinho

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