Você está procurando um guia para perda de peso? Os promotores da dieta Whole30 afirmam que isso é mais um plano alimentar do que uma dieta. Dizem que o ajudará a restaurar hábitos saudáveis, diminuir os desejos, melhorar a digestão e promover mudanças duradouras nos hábitos alimentares.
O Whole30 é um plano alimentar que enfatiza a ingestão de alimentos integrais, cozinhando do zero e evitando alimentos processados de conveniência. Aqueles que fundaram o Whole30 obtiveram ótimos resultados. Na verdade, eles afirmam que 96% dos participantes que seguiram o programa perderam peso e melhoraram sua composição corporal.
O que é a Dieta Whole30?
- O programa Whole30 não é uma dieta. É um plano alimentar prescritivo que permite aos seguidores apertar o botão de reset em sua saúde, hábitos e relacionamento com a comida, mudando o que comem.
- É um plano que existe desde 2009, ainda é popular hoje e foi desenhado por Melissa e Dallas Hartwig.
- O US News and World Report de 2019 classificou-o em 38º lugar (empatado com Keto) entre 40 dietas na categoria de melhores planos gerais de dieta. Os planos de dieta foram avaliados em vários fatores: facilidade de seguir, perda de peso a curto e longo prazo, integridade nutricional e capacidade de prevenir e controlar diabetes e doenças cardíacas.
O que você vai comer nesta dieta
- Carne como porco, frango, carne bovina (orgânica/alimentada com capim)
- Frutos do mar
- Ovos
- Vegetais
- Fruta
- Gorduras saudáveis, como abacate, certos óleos
- Manteiga clarificada ou ghee
- Certas nozes e sementes
- Batatas não processadas
Quais alimentos evitar nesta dieta
- Açúcar adicionado (real ou artificial)
- Álcool
- Grãos
- Aveia, trigo, glúten, arroz, milho
- Leguminosas ou feijões secos/ervilhas (incluindo manteiga de amendoim)
- Soja
- Laticínio
- Todos os lanches
Prós do plano Whole30
- Você não precisa pesar ou medir sua comida ou contar calorias. Você é encorajado a não subir na balança durante o plano de 30 dias. No entanto, é recomendável que você se pese antes e depois de seguir o plano.
- Os livros escritos pelos Hartwigs fornecem amplos menus e dicas para aumentar o sucesso ao seguir o plano.
- Se você comer fora com menos frequência, seu custo total com alimentos pode ser menor.
- Os recursos de suporte do Whole30 estão disponíveis nas mídias sociais, inclusive no site do Whole30 , Facebook , Instagram e Twitter .
Contras do plano Whole30
- O plano é potencialmente difícil de seguir, pois 3 grupos principais de alimentos são eliminados: grãos, laticínios e legumes. Se você acha que a dieta Paleo é limitante, isso é ainda mais restritivo, o que simplesmente significa que, para ter sucesso, você precisará planejar suas refeições com antecedência e ser criativo.
- Jantar fora pode envolver pesquisar menus com antecedência e direcionar-se para pratos de carne e vegetais preparados de forma simples. Esteja pronto para fazer perguntas ao seu garçom para ajustar os detalhes do seu pedido, como quais óleos são usados durante o cozimento e quais acompanhamentos, como grãos, podem precisar ser omitidos.
- Este plano pode não funcionar para pessoas muito ativas e que precisam de um lanche antes e depois do treino. Como os carboidratos alimentam os treinos, restringir severamente a ingestão de carboidratos pode resultar em estoques limitados de glicogênio, o que se traduz em falta de energia durante um treino intenso ou prolongado.
- A compra de carnes orgânicas alimentadas com capim e vegetais orgânicos pode ser cara.
Palavra de cautela
Uma palavra de cautela para os indivíduos após terminarem a fase ativa de 30 dias. Algumas pessoas com quem trabalhei no passado são focadas e comprometidas quando se envolvem em um plano alimentar. No entanto, depois que as “rédeas foram levantadas”, eles lutam para encontrar um meio termo entre o que comer e o que evitar, uma vez que a fase ativa termina. Isso pode ser evitado conhecendo a si mesmo e seus padrões. Se você corre o risco de comer os alimentos proibidos com abandono após o término do programa, siga algo como a fase de reintrodução do Whole30, tenha um plano e encontre apoio com antecedência.
Pensamentos finais
Finalmente, minha pesquisa na literatura não resultou em nenhum estudo revisado por pares que analisasse os resultados da perda de peso seguindo esse plano alimentar ou comparando os resultados com outras dietas. Eu esperaria que a perda de peso resultaria de indivíduos que comeram muitos alimentos processados, itens rápidos e de conveniência e lanches antes de iniciar o plano. Além disso, uma estratégia comprovada para perda de peso é eliminar grupos inteiros de alimentos, pois reduz significativamente a ingestão calórica. Este plano faz exatamente isso, então seria de se antecipar a perda de peso. A perda de peso no plano não é garantida, principalmente porque não é necessário rastrear, pesar e medir as porções. Embora a limpeza de sua dieta seja quase garantida.
Uma consideração final para as pessoas que gostam de saber onde estão em relação à perda de peso: o plano alimentar desencoraja o acompanhamento do peso corporal ou o progresso em uma balança no meio do plano. Você é incentivado a se pesar no dia 1 e no dia 30. Assim, você pode descobrir que seguiu esse plano diligentemente por 30 dias e, no entanto, a balança nunca reflete seu trabalho árduo.
O que eu acho da dieta?
A dieta americana típica é rica em açúcares refinados, gorduras não saudáveis, sal e alimentos processados. Se sua dieta antiga incluía muitos desses itens, você pode perder peso simplesmente limpando suas escolhas alimentares. Como a dieta é restritiva, corre-se o sério risco de recuperar o peso ao retornar a um plano alimentar mais liberal. Em outras palavras, eu não recomendaria este plano para alguém que deseja perder peso e mantê-lo a longo prazo.